THIAGO NOVAES
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
A maioria dos casos de violência contra a mulher registrados em Cuiabá envolve homens que se declaram empresários. Os dados constam no Anuário de Violência Doméstica e Crimes Sexuais de 2024, apresentado no último dia 16 pela delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Judá Maali.
“A gente observou que, dos homens que praticaram violência doméstica, boa parte são empresários. Essa é a profissão que prepondera.”, disse.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A delegada também destacou que apesar da percepção comum de que a violência doméstica estaria mais presente em contextos de vulnerabilidade econômica ou social, os dados indicam que a violência contra a mulher atravessa diferentes classes sociais e não se restringe a pessoas com baixa escolaridade ou renda.
“36% desses homens têm ensino superior. Então, a gente imagina que as pessoas que praticam violências estão em só um recorte social, mas não. A violência prepondera em todas as classes sociais e se destaca também entre os homens que têm ensino médio e superior. São homens que têm conhecimento, que têm escolaridade, que poderiam refletir sobre a violência doméstica.”, finalizou.
Veja vídeo: