facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

30 de Janeiro de 2023, 07h:20 - A | A

POLÍCIA / PLANO DE FUGA

"Assistiram muita Netflix”, diz delegado sobre bandidos que cavaram túnel para a PCE

Segundo delegado Frederico Murta, da GCCO, estrutura ficou aquém do esperado pelos criminosos e escavadores poderiam morrer soterrados.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTERMT



O delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Frederico Murta, afirmou que os criminosos que bolaram a escavação de um túnel até a Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, “assistiram muita Netflix” e que o túnel podia desabar a qualquer momento. 

O túnel planejado para fuga em massa no presídio foi descoberto em setembro de 2022. Na época, nove bandidos foram presos em flagrante e três menores apreendidos por participarem nas escavações. Todos eles vieram do Piauí, contratados para cavar o túnel.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A parte estrutural ficou muito aquém. Assistiram muita Netflix. Eles estavam em uma situação periclitante. Acredito que eles tenham atingido uma galeria de esgoto, o túnel estava com muita dificuldade de bombear água”, diz.

Leia mais sobre o caso

Engenheiro de Rondonópolis fez projeto da escavação de túnel para fuga em massa de presos

“Eles estavam trabalhando nos últimos dias ali com parte do corpo submerso no esgoto, então acredito que eles não conseguiriam chegar e aquela estrutura poderia ruir a qualquer momento”, completa.

As vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil constataram que o túnel contava com estrutura reforçada, escoras e iluminação e já havia avançado por mais de 40 metros no sentido à unidade prisional.

Leia mais sobre o caso

Bandidos cavam túnel para chegar até a Penitenciária Central do Estado

Ex-garimpeiros escavavam túnel para fuga em massa na Penitenciária Central de MT

“Eu creio que eles não conseguiriam [realizar a fuga em massa]. Por conta de questões estruturais, eu acho que aquilo ia acabar desabando, grandes chances de morrer todos ali dentro”, explica.

A Polícia Civil encontrou também no local, um aparelho de GPS, que tinha como coordenada geográfica um dos pavilhões da PCE. Caso o plano desse certo, o túnel poderia provocar uma fuga em massa de detentos da penitenciária.

“Se eles chegassem ao fim, seria sim o túnel de tamanho considerável, uma estrutura não muito pequena, que caso tivesse aberto um acesso ali, teria facilitado uma fuga em massa da unidade. Seria um problema imensurável para a sociedade”, salienta.

Comente esta notícia