facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2025
13 de Maio de 2025

13 de Maio de 2025, 13h:20 - A | A

POLÍCIA / RISCO À ORDEM PÚBLICA

Advogado que ameaçou matar garota de programa é mantido preso

Juiz relembrou antecedentes criminais de Benedito César Corrêa Carvalho e destacou o risco de ele cometer o mesmo crime novamente

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



O advogado Benedito César Corrêa Carvalho, que ameaçou matar uma garota de programa de 16 anos na madrugada de sábado (10), teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após audiência de custódia.

A decisão foi assinada pelo juiz Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa, do Núcleo de Audiências de Custódia de Cuiabá, que destacou os antecedentes criminais de Benedito e o risco de que ele venha cometer o mesmo crime novamente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o magistrado, dentre as passagens em nome do acusado constam os crimes de sequestro e cárcere privado, estupro, posse de drogas, além de medidas protetivas contra ele.

“É que, da ficha criminal do acusado está presente o risco de reiteração delitiva, fator concreto que justifica a manutenção da custódia cautelar para a garantia da ordem pública”, diz trecho da decisão.

“Os antecedentes criminais apontam, pelo menos para fins de análise momentânea, que a liberdade do réu possui grandes chances de colocar em risco a ordem pública, face à probabilidade de reiteração”, completou o juiz.

Diante dos fatos, o representante do Ministério Público, presente na audiência de custódia, se manifestou a favor da conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. Já o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu o cumprimento de uma regra do Estatuto da OAB, que garante a prisão do acusado em uma sala de Estado Maior.

No entanto, em razão da inexistência da sala em Mato Grosso, a OAB pediu a prisão domiciliar de Benedito.

A defesa pediu a concessão da liberdade provisória com aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.

O juiz Gleidson de Oliveira, por sua vez, converteu a prisão em preventiva, mas atendendo o pedido da OAB, determinou que o acusado seja encaminhado para uma especial no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, que possui instalações similares a uma sala de Estado Maior.

“Deve o custodiado ser encaminhado para vaga especial em unidade penitenciária, individual, com instalações e comodidades condignas, que mantenha funções similares da sala de Estado Maior, sendo, no caso, a mais indicada, segundo o pedido da OAB, ao Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas”, determinou o magistrado.

O caso

De acordo com as informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 00h30 de sábado, após a vítima se trancar no banheiro e gritar por socorro.

Quando os militares chegaram no local, Benedito não quis atendê-los. Ao ouvirem gritos de socorro, os policiais tiveram que arrombar a porta.

No local, Benedito foi encontrado em um dos quartos, ao lado de um prato com restos de cocaína. Em buscas, uma faca foi encontrada dentro do guarda-roupas.

A vítima, que estava no banheiro, disse que se trancou lá após sofrer ameaças de morte. Ela explicou que foi contratada para um programa sexual e que estava na casa com Benedito desde às 22 horas de sexta-feira (09).

Afastado do cargo

Benedito César atuava como procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e tinha um salário de R$ 40 mil. Quando o caso veio à tona, ele foi afastado do cargo.

Em nota, a AL se manifestou dizendo o crime praticado pelo servidor foi gravíssimo e que ele será penalizado com o devido rigor.

Outras prisões

Em 2017, Benedito foi preso após ameaçar uma garota de programa de 22 anos. Em 2023 ele voltou a ser preso por manter uma jovem em cárcere privado.

Comente esta notícia

Ccc 13/05/2025

Tá virando a casa dos escândalos; esse coloio dos que deveriam velar pelas leis. Que vergonha.

positivo
3
negativo
0

1 comentários