facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Junho de 2026
17 de Junho de 2026

12 de Fevereiro de 2019, 15h:10 - A | A

PODERES / PROPINA NA SEDUC

Maluf nega haver pedido de afastamento do mandato pelo MP

Em nota, a defesa do tucano Guilherme Maluf acusa que suposto pedido seria para minar sua candidatura ao TCE

DA REDAÇÃO



O deputado Guilherme Maluf (PSDB) afirmou, no início da tarde desta terça-feira (12), que recebeu com “estranheza, via imprensa, a notícia de um pedido de afastamento do seu mandato parlamentar feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) no âmbito da Operação Rêmora”.  O Tribunal de Justiça, por sua vez, confirmou o pedido pela manhã para a imprensa. 

Por meio de nota, Maluf negou a existência do pedido e disse lamentar “o nível baixo que está sendo levada a disputa por uma indicação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e se colocou, como sempre, confiante no trabalho da Justiça”. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com informação divulgada na manhã desta terça pela imprensa mato-grossense e, confirmada por fontes do TJMT, o pedido foi protocolado pelo MPE no ano passado junto com a denúncia da Operação Rêmora – que investiga se o deputado recebeu R$ 40 mil em propina proveniente do esquema de empresas que fraudaram contratos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no montante de R$ 56 milhões, durante a gestão do ex-governador Pedro Taques (PSDB). 

A defesa do parlamentar, sob o advogado Hélio Nishiyama, disse que não existe qualquer pedido de afastamento do parlamentar de suas funções e a última movimentação no processo foi realizado pela defesa do próprio deputado.  

“Na condição de advogado do Deputado Estadual Guilherme Antônio Maluf nos autos n. 128660/2017, em curso no TJMT, esclareço que a petição n. 856/2019, subscrita pelo Dr. Antônio Sergio Cordeiro Piedade, Coordenador do NACO, juntada aos autos na data de 11/02/2019, refere-se ao parecer do Ministério Público Estadual em relação ao nosso pedido formulado em 01/02/2019, portanto, não se trata de pedido formulado pelo Ministério Público Estadual de afastamento do cargo de Deputado Estadual", completou a defesa. 

Veja nota na íntegra:

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) recebeu com estranheza, via imprensa, a notícia de um pedido de afastamento do seu mandato feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) no âmbito da operação Rêmora. A defesa do parlamentar, sob o advogado Hélio Nishiyama, esclareceu que não existe qualquer pedido de afastamento do parlamentar de suas funções.

“Na condição de advogado do Deputado Estadual Guilherme Antonio Maluf nos autos n. 128660/2017, em curso no TJMT, esclareço que a petição n. 856/2019, subscrita pelo Dr. Antônio Sergio Cordeiro Piedade, Coordenador do NACO, juntada aos autos na data de 11/02/2019, refere-se ao parecer do Ministério Público Estadual em relação ao nosso pedido formulado em 01/02/2019, portanto, não se trata de pedido formulado pelo Ministério Público Estadual de afastamento do cargo de Deputado Estadual", disse a defesa.

Guilherme lamentou o nível baixo que está sendo levada a disputa por uma indicação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e se colocou, como sempre, confiante no trabalho da Justiça.

Comente esta notícia