DA REDAÇÃO
O Centro Integrado de Operação Aéreas do Estado (Ciopaer) adquiriu uma aeronave Piper PA-31T Chevenne II, utilizada para realizar transportes médicos. O modelo foi comprado nesta quinta-feira (12), nos Estados Unidos, e é considerado um dos melhores do mundo.
O comandante da Ciopaer, coronel Juliano Chirolli, estava nos EUA negociando a compra. Segundo ele, a aeronave começa operar em fevereiro de 2020.
“É a primeira aeronave com estrutura e requisitos pra atendimento de transporte aéreo médico do governo de Mato Grosso”, explicou o comandante.
O Chevenne II comporta dois pilotos, um médico, um enfermeiro, um paciente, um acompanhante e os aparelhos médicos.
A compra foi feita com recursos provenientes de um acordo da Justiça Estadual com o Ministério Público, recebidos de processos criminais, como acordos de delação premiada.
O valor pago pelo Ciopaer não foi infomado, no entanto, no mercado é possível encontrar esse modelo por até R$10 milhões.
O avião está passando por vistoria na cidade de Fortlauderdale e, após a aprovação, decola para o Brasil; Chiroli, o tenente Flávio Gledson e o tenente-coronel Thiago Braz serão os responsáveis para trazer o avião a MT. O secretário de Segurança Alexandre Bustamante disse que não sabe qual valor foi pago pela aeronave e que só Chiroli tem a informação, mas que, não pode falar porque está voando neste momento.