DA REDAÇÃO
O conselheiro Waldir Teis se organiza para ser reintegrado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta quinta-feira (23), em uma cerimônia especial marcada para às 9h. A 'posse' ocorre antes de 24 horas da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que nessa quarta-feira (22) revogou a medida cautelar que lhe mantinha afastado do cargo.
Na prática, Teis ficou afastado por quatro anos. Inicialmente, em 2017, foi alvo da Operação Malebolge, desmembramento da Operação Ararath, quando ele e outros quatro conselheiros foram alvos do afastamento judicial. Contudo, essa medida foi revogada em fevereiro deste ano, permitindo o retorno, por exemplo, de Antônio Joaquim e José Carlos Novelli.
Ocorre que Teis teve, em 2020, uma nova ordem de afastamento, depois de ter sido alvo da 16ª fase da Operação Ararath e acusado de obstrução da Justiça. Isso porque ele foi flagrado jogando folhas de cheque em uma lixeira - depois de descer 16 lances de escada no prédio onde seu escritório estava sendo alvo de busca e apreensão.
Com o retorno de Teis, resta apenas o conselheiro Sérgio Ricardo afastado de suas funções. Ele também tem outras pendências judiciais.
Saiba mais
Decisão do STJ autoriza retorno do conselheiro Waldir Teis ao TCE