DO REPÓRTERMT
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai coordenar a busca de soluções para a crise causada pelo risco de deslizamentos de terras na região do Portão do Inferno, na MT-251, rodovia que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães. Nesta sexta-feira (12), o presidente da Corte de Contas, conselheiro Sérgio Ricardo, liderou uma inspeção no local, acompanhado por técnicos e autoridades.
Uma das primeiras providências foi encaminhar um ofício pedindo ao Governo do Estado, solicitando a instalação de uma Comissão de Gestão de Riscos de Desabamentos, que seja ligada à Secretaria da Casa Civil, à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros, para acompanhar de perto a situação na região.
“Todos os estados brasileiros já têm uma comissão de gestão de riscos. Por meio dela pode-se contratar até com dispensa de licitação geólogos e técnicos que estudem essa localidade, porque o que falta aqui são dados”, disse.
O conselheiro também propôs a liberação total da via, com o objetivo de reestabelecer o acesso à cidade de Chapada dos Guimarães, que já sente os efeitos econômicos dos bloqueios.