DO REPÓRTERMT
A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa, gerou polêmica ao usar ‘linguagem neutra’ em um vídeo destinado à comunidade acadêmica. A publicação, feita no canal oficial da universidade no YouTube na segunda-feira (10), gerou uma onda de críticas e reações negativas.
“Sejam bem-vindos, bem-vindas e bem-vindes ao primeiro semestre de 2025 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, diz a reitora aos estudantes.
Veja o vídeo:
Tiago Souza 21/03/2025
Quem estudou Didática sabe por que a educação brasileira tá infectada desde os anos 60. Muito se fala sobre Paulo Freire, mas quase nada sobre Saviani, Libaneo e outros subsequentes. A base da educação brasileira é marxista e isso nem é um exagero, é fato conhecido há décadas.
Horácio Tostes 18/03/2025
Meeting, print, download, trainee, becaup etc, são figuras de linguagem (estrangeirismo), que muitos usam e poucos reclamam. Agora, quando alguém quer mostrar a exclusão da língua portuguesa com neologismo, muitos criticam. A língua é um instrumento de comunicação e não deve ser inflexivel, ao contrário, deve acompanhar a atualidade dos seus usuários. Esse patrulhamento linguístico é que torna a língua instrumento político/segregador/religioso.
Luiz Antonio Schaefer 17/03/2025
Se tiver um mínimo de decência, a sua renúncia urgente, em nome da Instituição, é a premissa.
Vera Fradera 15/03/2025
Será que a Sra Reitora desconhece o fato de não existir gênero neutro na língua portuguesa????
Sergio 15/03/2025
Com duas graduações nessa prestigiosa Universidade, posso dizer apenas que me sinto envergonhado por termos uma reitora com visão absolutamente tendenciosa. A neutralidade política deveria ser o mínimo esperado de alguém responsável pela educação de nossos filhos. Na posição de professor, sou favorável ao respeito a todos sem exceção. No entanto, carece de bom senso quem deixa clara sua linha de pensamento ao representar o ambiente acadêmico, onde a neutralidade deveria ser praticada nas ações, e não nas \"palavras\". Isso me faz crer que viceja agora a hipocrisia onde deveria florescer o entendimento.
Flavio Lucio Scaf 15/03/2025
Não existe na língua portuguesa a palavra BEMVINDES. Erro crasso é indesculpável da reitora. Deveria ter usado outros e outras
JORGE1 14/03/2025
A linguagem neutra deveria ser, a linguagem da forma correta: Sejam todos bem vindos, Discentes da UFRGS. A linguagem usada pela Reitora não está correta, principalmente por ela ser antes de tudo, educadora e tem a obrigação em se pronunciar de modo correto.
Firmo oliveira filho 14/03/2025
Por essas e outras que estamos afundando e morto intelectualmente,essa terra Brasilis e seus reitores lacradores e infames( entende-se sem fama).
Gladimir 14/03/2025
Por isso essa bagunça nas universidades,se na reitoria já começa errado imagina....isso aí não é liberdade e sim libertinagem,por isso alunos com suástica, e pichações nós prédios públicos! Quem deveria dar exemplo age assim, imagina o resto.
9 comentários