DO REPÓRTERMT
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em reunião realizada nesta terça-feira (15), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) que proíbe o uso da linguagem neutra nas instituições de ensino do estado.
De acordo com o texto, a chamada linguagem neutra ficará proibida de ser utilizada em materiais didáticos, pedagógicos e durante as aulas lecionadas nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso.
Cattani argumenta que a medida visa preservar a norma culta da língua portuguesa e evitar a ideologização no ambiente escolar.
O projeto protocolado por Cattani ainda na legislatura passada, está tramitando na casa de leis desde 2021 e chegou a ser aprovado em primeiro turno após passar por uma longa discussão na Comissão de Educação, com diversos pedidos de vista e com votos contrários de relatores como Wilson Santos (PSD) e Valdir Barranco (PT).
Com a maioria dos votos, o projeto segue com parecer favorável para o plenário e precisará apenas da maioria dos votos em segunda votação para ser encaminhado à sanção do Governo do Estado.
André Vasconcelos 21/04/2025
Falta de projeto útil dá nisso. É sabido que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu leis que proibiam o uso da linguagem neutra em escolas, defendendo a liberdade de expressão e o direito à inclusão. Sendo assim, o deputado está gastando tempo que deveria trazer coisas de relevância para população.
1 comentários