DA REDAÇÃO
A Aldeia Wazare, localizada no município de Campo Novo do Parecis (a 400km de Cuiabá), é a primeira aldeia de Mato Grosso com autorização e legalidade para desenvolver o Etnoturismo. O projeto tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que participou da entrega da Carta de Anuência à aldeia na última quinta-feira (2). A anuência, dada pela Funai, leva em consideração que os indígenas têm assegurado o desenvolvimento sustentável em suas áreas.
“A convite do Cacique Rony, sou a madrinha do projeto de turismo da Aldeia Wazare e é uma grande honra! Este é um momento histórico, porque são 20 anos dele para tentar regularizar o Etnoturismo aqui, sonho que se realiza hoje. Gratidão a todos que se deslocaram para participar desse dia tão especial. Todos, agora, podem ter a oportunidade de vivenciar essa experiência única com segurança, responsabilidade e sustentabilidade. Recomendo a visitação!”, disse Virginia.
Durante a cerimônia, também houve a inauguração da maior ‘Hati’ – Casa Tradicional – da história do povo Haliti-Paresi, com 25 metros de comprimento, 10m de largura e 6,10m de altura, Ainda, a primeira-dama fez a entrega de 250 cestas básicas, 250 kits de higiene e limpeza, 270 brinquedos e 270 kits de doces para as crianças.
As entregas fazem parte da ação de Natal e dos programas SER Família Solidário e SER Família Indígena.