DO REPÓRTERMT
O ex-presidente do Banco Central no governo dois mandatos de Lula, Henrique Meirelles, afirmou hoje em evento promovido pelo BTG Pactual para clientes do banco que o presidente eleito estava sem falar sobre economia para não desagradar. “Hoje, começou a falar. Aí, ele começou a sinalizar uma direção à Dilma”, disse.
Meirelles, que chegou a ser cotado para ocupar a Fazenda no novo ministério, criticou as falas de Lula nesta manhã a parlamentares e apoiadores. “Estou pessimista e só posso dizer uma coisa a todos vocês: boa sorte”. A informação é do portal O Antagonista.
O dia foi de estresse nos mercados com a repercussão das falas do petista e a confirmação do ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma, Guido Mantega, na equipe do Gabinete de Transição do governo.
"Porque as pessoas são obrigadas a sofrer para garantir a tal da responsabilidade fiscal deste país? Por que toda hora falam que é preciso cortar gastos, é preciso fazer superávit, é preciso cumprir teto de gastos?", questionou Lula, durante o discurso. "Vamos mudar alguns conceitos, muitas coisas consideradas como gasto, temos que passar a considerar em investimento", disse Lula pela manhã. Como resultado, Bolsa de SP despencou e o dólar disparou.