REPÓRTER MT
Os judocas Arthur Silva e Érika Zoaga, participantes do projeto Olimpus MT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na manhã deste sábado (7). Arthur levou o ouro na categoria até 90 kg, após vencer um adversário britânico, e Érika garantiu a prata na categoria até 70 kg. Ambos competiram na classe J1, para atletas cegos.
Essa foi a quarta participação de Arthur em Paralimpíadas, representando o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), e sua primeira medalha. Já Érika, que integra a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), estreou nos Jogos Paralímpicos com a medalha de prata.
“É muito orgulho! Parabenizo demais a Érika e o Arthur, que colocaram nosso Estado e país no pódio do maior evento esportivo paralímpico do mundo. Eles são dois gigantes no tatame! Essa conquista só mostra a força de Mato Grosso no paradesporto e que estamos no caminho certo com incentivos eficientes”, comemorou o secretário da Secel, David Moura.
Além das medalhas, os atletas garantem o Prêmio Olímpico do Governo de Mato Grosso pela participação nos Jogos, além do Prêmio Medalhista Olímpico. Cada um receberá R$ 130 mil, valor também oferecido a Ana Vitória, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris.