facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Julho de 2025
23 de Julho de 2025

22 de Julho de 2025, 16h:03 - A | A

PAPO RETO / ERRO CRASSO

IBGE confunde MT com MS e apaga o Acre

DO REPÓRTERMT



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um mapa da Amazônia Legal em que estão invertidas as siglas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, o material, que já foi retirado do ar, não trazia a sigla do Acre.

Essa é mais uma polêmica do instituto, que no ano passado havia publicado uma série de mapas, dentre os quais um que colocava o Brasil no centro da Terra, mas que possuía inconsistências geográficas.

A Amazônia Legal abrange 9 Estados brasileiros que comportam o bioma amazônico: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já foram um único estado, mas desde 1977 são unidades autônomas da Federação. Já o território do Acre foi comprado da Bolívia em 1903 e incorporado ao Brasil desde então.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia