facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Junho de 2024
21 de Junho de 2024

30 de Dezembro de 2022, 06h:00 - A | A

OPINIÃO / WILLIAN FIGUEIREDO

Saneamento cuiabano: do propósito às conquistas



Sabemos que conquistas assim têm como condição fundamental a efetivação de aportes robustos – e Cuiabá já ultrapassou a marca dos R$ 900 milhões destinados à água e esgoto. Mas é importante considerarmos que a base dos avanços não é, necessariamente, financeira – é o propósito.

A clareza de objetivos faz com que as organizações busquem estratégias e soluções para performar suas entregas. É este o caminho que trilhamos, desde o início de nossas operações, em 2017. É a clareza de objetivos – aprimorar e expandir os sistemas de saneamento de Cuiabá, melhorando a vida das pessoas e contribuindo com a conservação ambiental – que motiva os 600 colaboradores da concessionária a saírem de suas casas todos os dias para trabalhar no complexo serviço de saneamento básico.

Desafios, temos permanentemente, e nossa tarefa é superá-los, mantendo a qualidade e zelando pelo cumprimento de metas. Instalar redes de coleta de esgoto em áreas já consolidadas, por exemplo, é um deles. E temos conseguido relevantes vitórias: o município saltou de pouco mais de 50% de cobertura de esgoto para atuais 79%. Em 2024, atingiremos o histórico índice de 91%, com R$ 1,2 bilhão aplicados em abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário. Seguiremos na dianteira do saneamento nacional, cumprindo metas federais quase uma década antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal (Lei 14.026/2020).

Mais do que rankings e premiações, genuínas conquistas da população. Quem opta por priorizar o saneamento básico, a exemplo da nossa querida e acolhedora cidade, está escolhendo mais saúde, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais. Decisão benéfica ao presente, focada no futuro. 

William Figueiredo é diretor-geral da Águas Cuiabá.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia