facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

24 de Novembro de 2022, 06h:08 - A | A

OPINIÃO / BENEDITO FIGUEIREDO JR

Quero por prótese nos seios, mas qual tamanho devo colocar?



Muitas mulheres têm vontade por prótese de silicone nos seios mas tem muitas dúvidas sobre formatos e tamanhos.

As próteses de silicone podem ser utilizadas para aumentar os seios, corrigir assimetrias e melhorar o contorno da mama. Alguns recorrem à colocação de próteses de silicone após a amamentação, já que os seios ficam flácidos. A colocação da prótese é indicada cerca de 6 meses após o término da amamentação. Além disso, as próteses mamárias podem ser usadas no processo de reconstrução mamária no caso de remoção da mama devido ao câncer de mama. Nesse caso, as mulheres têm direito a reconstrução pelo SUS, sem custos. Ou ainda para fins estéticos melhorando a auto-estima.

A escolha de formato e tamanho, deve ser avaliado com o cirurgião plástico que vai avaliar tamanho do tórax, tendência à flacidez e aparecimento de estrias, espessura da pele e objetivo da pessoa, além de estilo de vida e saber se a paciente ainda quer engravidar.

Tamanho da Prótese
O volume da prótese varia de acordo com a estrutura física da mulher e do seu objetivo, podendo variar entre 150 e 600 ml. A mais usual tem volume de 300 ml.

Colocação da prótese
A prótese pode ser colocada por meio de uma incisão que pode ser feita por baixo da mama, axila ou na auréola. Pode ser colocado por cima ou por baixo do músculo peitoral de acordo com a composição física da mulher. Quando a pessoa possui pele ou gordura suficientes, é indicada a colocação da prótese por cima do músculo peitoral, deixando o aspecto mais natural.

Já quando a pessoa é muito magra ou não possui muita mama, a prótese é colocada por baixo do músculo. 

Tipos de Prótese
Prótese cônica, em que pode ser notado maior volume no centro da mama, garantindo maior projeção para os seios;

Prótese redonda, que é o tipo mais escolhido pelas mulheres, pois deixa o colo mais desenhado e garante melhor contorno da mama, sendo normalmente indicado para mulheres que já possuem algum volume mamário;

Prótese anatômica ou em forma de gota, em que a maior parte do volume da prótese está concentrado na parte debaixo, resultando no aumento da mama de forma natural, porém deixa o colo pouco marcado.

As próteses anatômicas, por não darem tanta projeção aos seios e nem demarcarem bem o colo. São mais utilizadas em processos de reconstrução mamária, pois promovem o aumento da forma e contorno do seio de forma proporcional.

Perfil da prótese
O perfil da prótese pode ser super alto, alto, moderado e baixo. Quanto mais alto o perfil da prótese, mais empinada e projetada fica a mama e mais artificial é o resultado.

No caso do perfil moderado e baixo, a mama fica mais plana, não havendo projeção e nem marcação do colo, já que a prótese possui pouco volume e grande diâmetro.

Prótese não Indicada
Para mulheres grávidas ou que estejam no período pós parto ou em amamentação, devendo esperar no mínimo 6 meses para colocar a prótese, além de não ser recomendado em caso de doenças hematológicas, auto-imunes ou cardiovasculares e para pessoas menores de 16 anos.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia