Cuiabá, 30 de Junho de 2022
logo

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 09h:11 - A | A

JOSÉ RIVA

Poxoréu, a cidade dos diamantes

JOSÉ RIVA

Ao completar 73 anos de emancipação político-administrativa no dia 26 de outubro, o município de Poxoréu tem muito a comemorar pelos avanços alcançados.

Lembramos nesta data da sua contribuição histórica com Mato Grosso, à época da descoberta de diamantes na região, a cabeceira do Rio São Lourenço.

Passados os tempos áureos das jazidas, o município enfrentou dificuldades para se manter por causa da economia exaurida. E o caminho rumo ao desenvolvimento econômico foi encontrando na agricultura e na pecuária com ações voltadas à produção sustentável.

É ao encontro a essa nova realidade que a Assembleia Legislativa aprovou a Lei nº 9.523/11, que trata do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE), com o objetivo de normatizar o ordenamento de ocupações dando condições para o crescimento econômico preservando o meio ambiente. Uma luta que travamos a partir de debates e audiências públicas com a sociedade organizada e que agora já é realidade.

Outro avanço foi a Lei nº 9.190, que declara de utilidade pública a Associação A UWE UPTABI, da Terra Indígena Sangradouro, Aldeia Marimbu.Com quase 18 mil habitantes, Poxoréu, como a grande maioria dos municípios mato-grossenses, ainda necessita de investimentos nas áreas de Infraestrutura, Educação, Saúde e Segurança Pública.

São serviços essenciais que precisam ser priorizados pelo Governo. É com este foco que sempre lutamos por melhorias, inclusive, envidamos esforços para contribuir com a entidade Lar do Menino Jesus, além de pedirmos a disponibilidade de materiais esportivos às equipes praticantes de esportes.

Solicitamos junto ao Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa a doação de equipamentos para atender as necessidades da Associação de Garimpeiros de Poxoréu, que cuida de aproximadamente 35 idosos.

Pedimos ainda a implantação de uma biblioteca pública, a perfuração de poço artesiano na Comunidade Santo Antônio da Aldeia e vistoria técnica junto a Fazenda Santa Virginia do Curuçá, para concretizar o processo de desapropriação, em atenção ao Assentamento Sonho Azul.

E, neste sentido, reivindicação dos títulos definitivos aos parceleiros do Projeto de Assentamento Santo Antônio da Aldeia.

É claro que sempre há mais por fazer por uma cidade como Poxoréu que tanto fez por Mato Grosso.

Por isso, me coloco à disposição dos munícipes para que juntos possamos continuar a luta pela transformação social e econômica dessa importante cidade.

Parabéns, Poxoréu!

JOSÉ RIVA é presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia