MANOEL IZIDORO
A infância é um tempo de descobertas, onde cada experiência contribui para a formação física, emocional e intelectual da criança. Nesse processo, a música ocupa um lugar privilegiado. Ela é muito mais que diversão, é um poderoso instrumento de desenvolvimento, capaz de estimular o corpo, a mente e o coração. Trabalhar a musicalização desde cedo favorece a saúde, a criatividade e a construção de habilidades fundamentais para o futuro das crianças.
Estudos demonstram que a música desempenha um papel importante no desenvolvimento infantil, especialmente no aprimoramento das habilidades motoras. Ao estimular o movimento e incentivar a atividade corporal, a música melhora a coordenação, auxilia na redução da tensão muscular e contribui para o aprimoramento das habilidades físicas em geral.
Nesse sentido, a música é mais do que entretenimento, é uma ferramenta essencial para a educação e o bem-estar infantil, reforçando sua importância não apenas no âmbito cultural, mas também na saúde e no desenvolvimento das crianças.
Além de a música ser movimento, expressão e desenvolvimento, os benefícios de tocar um instrumento também se estendem à melhoria da postura, do equilíbrio, da coordenação motora e do controle físico. O ato de tocar um instrumento, em especial, desenvolve disciplina, concentração e promove uma conexão única entre a criança e sua expressão interior.
Mais do que aprender técnicas, a música oferece às crianças a oportunidade de expressar suas emoções de maneira livre e saudável.
*Manoel Izidoro é professor e proprietário da Escola de Música IGC de Cuiabá.