Cuiabá, 30 de Junho de 2022
logo

Sábado, 22 de Outubro de 2011, 08h:12 - A | A

EDUARDO PÓVOAS

O maquiador

EDUARDO PÓVOAS

Primeiramente quero deixar claro que, ano passado, quando escrevi um artigo intitulado "Não dê Chico" tentava eu somente alertar o então vice-prefeito Chico Galindo, após ouvir uma declaração sua de que "sentiria honrado por dar continuidade no trabalho do então prefeito Wilson Santos" .

Ponderei que ele não deveria dar continuidade em coisa que mal havia começado. Até esse dia, jamais tinha visto o rosto do Sr. Chico Galindo a não ser na televisão. Nunca havia trocado uma palavra com esse senhor.

Assume Chico a prefeitura de Cuiabá recebendo um cadáver enfaixado parecendo com a múmia de Tutancamon, só com a ponta do nariz para fora. Lentamente ele vem retirando a atadura que envolve essa "múmia" por seis longos anos, tarefa dificílima devido à "habilidade" ímpar de quem a colocou.

A partir desse dia, vira Chico à "bola da vez" levando "porrada" de todos os lados, como se fosse ele o autor da herança indigesta que lhe fora oferecida. Escreveu não leu, pau no Chico!

Tocar no nome de Chico Galindo hoje parece pecado capital. Para alguns cegos e desinformados, Chico Galindo é o responsável pelo tsunami que acabou com Cuiabá nestes últimos sete a oito anos.

Com classe e educação, esquiva-se o senhor Chico Galindo das acusações que lhe são direcionadas, muitas, de maneira injusta. Comentei certa vez com amigos que me conhecem de que se no seu lugar estivesse, daria o troco na proporção devida.

Nunca ouvi li ou vi o Sr. Chico Galindo transferindo a quem de direito, a saraivada de críticas que recebe. Educadamente absorve todas, como se merecesse.

Parece que foi o Sr. Chico Galindo que batendo no peito disse;"serei reconhecido como o prefeito que resolveu o problema de água de Cuiabá"!

Resolveram? E aí, "pau" no Chico como se ele fosse o responsável pela falta de água, e o idealizador da ETA Tijucal que diziam que viria para resolver definitivamente o problema da nossa água.

Agora um segmento da sociedade posiciona-se de maneira decisiva contra a privatização da Sanecap. Vem com aquele discurso de trinta ou quarenta anos atrás prometendo resolver esse drama e ainda sanar a empresa totalmente falida. Conversa fiada, esse filme é velho! É filme de véspera de eleição. Já assistimos.

Cuiabá parecia a "Cuiashville" (cidade abandonada) no velho oeste americano, com toneladas e toneladas de lixo pelas ruas e esquinas da cidade. À época foi o Chico que deixou de coletar esse lixo todo? Mesmo sabendo que não foi ele, "pau" nele!

Buracos nas ruas eram só dois, um da ponte velha do rio Cuiabá até o Três Barras e outro do distrito industrial até a saída para a Chapada. Nenhum mais! Por acaso foi o Chico que não tapou os buracos? Claro que não! Mas, para variar, "pau" no Chico.

De certo foi o Sr. Chico Galindo que fez a "maior reforma do século" no pronto socorro de Cuiabá gastando segundo se divulga na imprensa, seis milhões de reais para transformar nosso pronto socorro na maior piscina do Centro Oeste brasileiro. Todos sabem que não foi ele, mas pra variar, "pau" no Chico!

Estreitou inteligentemente o relacionamento com o Governo do Estado, coisa rompida no passado e vem tentando ‘desenfaixar" essa múmia. Claro, Cuiabá ainda não é nenhuma Beverly Hills, mas que tá bem melhor que no ano passado, isso tá.
Prepare-se Chico, daqui pra frente a jiripoca vai piar. Vão te bater da cabeça aos pés principalmente aqueles que não querem ver a diferença da Cuiabá do ano passado para a Cuiabá de hoje.

Impossível em um ano, transformar essa "múmia" que te deram de presente na cidade que sonhamos. Claro, todos sabem disso, mas a moda do momento é bater no Chico!

EDUARDO PÓVOAS é cidadão cuiabano.
povoas@terra.com.br


 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia