facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Junho de 2024
21 de Junho de 2024

27 de Dezembro de 2022, 08h:52 - A | A

OPINIÃO / IVANILDES TAVARES

Lista de metas de fim de ano



O ano novo representa um começo de ciclo e fim de outro, sendo assim, se renovam as esperanças e novos sonhos surgem. Por isso, o ano novo deve ser tratado como um momento importante de reflexão que nos permita rever nossos comportamentos e pensar em mudanças positivas para um melhor estilo de vida.

Apesar de que não é necessário chegar ao término do ano para pensar em novas metas. Definir metas pessoais é algo que podemos fazer a qualquer momento da vida, seja para nos desafiar a praticar um esporte novo ou a ler um capítulo a mais de um livro.

Existem aqueles que não são tão organizados a ponto de fazer uma lista de metas, mas todo ano fazemos esse fechamento mental do ano que passou e nos concentramos no que queremos para o ano seguinte. Alguns anos são melhores do que outros, em alguns até conseguimos realizar várias ou todas as coisas.

Quem nunca começou o ano prometendo realizar várias metas e objetivos, e quando se deu conta, já havia deixado de lado muitos deles? Isto é mais comum do que muitas pessoas podem imaginar, estudos mostram que 80% das resoluções e promessas de fim de ano, falham na segunda semana do mês de fevereiro.

Mesmo assim, fazer uma lista de metas é muito mais importante, pois ela nos ajuda a caminhar sem nos perder, a priorizar decisões e a estabelecer prazos. Entretanto, é preciso ter cuidado para que as metas não se tornem obsessão ou ainda, que não se caia na frustração em não conseguir alcançá-las.

O que vai determinar que nossas metas saiam do papel é a autodisciplina, a automotivação, o compromisso e a mudança de hábito para que a lista faça parte de nosso estilo de vida. E você, já está pensando sobre o que falta ser realizado e o que buscará realizar em 2023?

Pense no que deseja, mas não deixe de seguir algumas regras para que a lista seja realizável, como por exemplo:

1. Seja realista.

2. Divida suas metas em etapas.

3. Trabalhe com metas a curto e longo prazo.

4. Mantenha o compromisso.

5. Acompanhe seus avanços.

6. Reorganize-se quando for necessário.

7. Acredite que é possível

Então, mãos à obra que o ano já está terminando!

Ivanildes Tavares Costa é psicóloga clínica e psicopedagoga, integra a equipe da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia