facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

27 de Março de 2015, 08h:51 - A | A

OPINIÃO /

Jonas Pinheiro, 74 anos

Convivi com esse grande político e mais uma vez recorro à saudade

EMANUEL PINHEIRO



Tive o privilégio de conviver e trabalhar - uma grande parcela da minha vida - com o companheiro, compadre, parente e amigo, senador Jonas Pinheiro. 

Homem digno e honrado que sempre lutou pelo homem do campo. Sua caminhada cívica, não por mera coincidência, sempre esteve lastreada pelo chão da história político-administrativa de Mato Grosso.

Ao observar o trabalho e a forma que este grande parlamentar conduzia as políticas públicas ligadas ao agronegócio, percebi que suas decisões sempre foram baseadas na busca do progresso e desenvolvimento do Estado de Mato Grosso.

Levergense de nascimento, o senador carregou e guardou consigo, a orientar suas decisões, as lições que apreendera com os seus e com aqueles que vieram antes dele e nos legaram um extenso conjunto de valores e princípios que tão bem caracteriza o homem público, na exata acepção da palavra.

As coisas simples da vida ficaram sempre explícitas no seu estilo de vida. Em nossa memória coletiva a sua inconfundível voz carregada de civismo, dizendo que "o povo é simples e quer coisas simples, quer alimento, quer vestuário e quer moradia; quer também escolas e hospitais; mas, antes de tudo, o povo quer trabalho”. 

No curso do difícil cenário político que se cumpria naquele tempo, ele jamais se afastou, um instante sequer, dos seus princípios. No calor da vontade popular e com o país tomado pelo anseio por amplas liberdades, as suas convicções políticas sempre estiveram conectadas em prol dos trabalhadores do campo.

Segundo ele, essa dedicação se deve ao fato de que são eles os responsáveis pela produção do nosso alimento. “Lutei para tornar a vida rural mais produtiva e mais atraente, a fim de evitar o êxodo rural”, faz parte do seu discurso do qual sempre ateve com muita clareza e atitude de homem pantaneiro.

Eu tenho uma admiração enorme por este homem que considero ser um dos maiores representantes do setor rural mato-grossense dos últimos tempos. Foi ele que me incentivou e apoiou para que eu pudesse iniciar com sucesso minha carreira política. Jonas me deu conselhos e também puxões de orelha, sempre preferindo fazê-lo através de atos do que palavras.

Ao recordar de tudo isso jamais poderia deixar em branco essa justa homenagem da qual me inspira até hoje, buscando com quem sabe, seja o homem do campo, ou não, para que, como parlamentar, eu possa realmente melhorar a vida das pessoas. E acima de tudo, construir um Mato Grosso melhor para se viver.

Caso estivesse vivo entre nós o querido e inesquecível Jonas Pinheiro estaria completando 74 anos de vida. Reitero, como mato-grossense, o meu profundo reconhecimento ao grande líder que foi. São pessoas como ele que, infelizmente fazem falta ao país. 

Convivi com esse grande político e mais uma vez recorro à saudade, na certeza de que guardo comigo a mais preciosa de todas as heranças: seu exemplo. Quem conheceu Jonas Pinheiro sabe do que estou falando, um lutador em defesa do homem do campo e da cidade.

EMANUEL PINHEIRO é deputado estadual pelo Partido da República em Mato Grosso

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia