facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Julho de 2025
19 de Julho de 2025

25 de Maio de 2022, 10h:56 - A | A

NACIONAL / PISANDO EM MORTOS

Local onde 600 ucranianos morreram soterrados vira 'atração turística' para russos

Fernando Moreira
EXTRA



O Teatro Regional de Drama Donetsk, em Mariupol (Ucrânia), que foi bombardeado pelas forças russas matando pelo menos 600 civis, que se abrigavam no local, tornou-se uma "atração turística" doentia para russos, de acordo com a organização anticorrupção ucraniana AntAC.

Um vídeo divulgado nas redes sociais por Olena Halushka, representante da entidade, mostra visitantes caminhando pelas ruínas do teatro, que estava sendo usado como abrigo para cerca de 1.000 civis quando foi duramente atingido por bombas russas em 16 de março.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Civis que se protegiam haviam pintado grandes letras brancas no chão do lado de fora do teatro, com a palavra "crianças" em russo para impedir que os bombardeiros atacassem.

Apenas 200 teriam escapado da destruição do edifício.

 

 

"Todas as pessoas ainda estão sob os escombros, porque os escombros ainda estão lá, ninguém as desenterrou", disse à CBS a sobrevivente Oksana Syomina. "Esta é uma grande vala comum", acrescentou.

Alguns dos "turistas" vistos no vídeo de Olena podem ser ouvidos reclamando em russo sobre "o cheiro dos corpos" das vítimas do ataque.

"A única palavra para descrever o que aconteceu hoje é genocídio, genocídio de nossa nação, nosso povo ucraniano", disse o mais prefeito de Mariupol, Vadym Boychenko. A cidade se encontra em poder das forças russas desde a semana passada, quando caiu o último foco de resistência. 

 

 

'Turista' passeia por teatro em Mariupol onde morreram 600 civis ucranianos
'Turista' passeia por teatro em Mariupol onde morreram 600 civis ucranianos Foto: Reprodução/Twitter

 

 

'Turista' passeia por teatro em Mariupol onde morreram 600 civis ucranianos

Turistas russos passeiam sobre escombros que escondem corpos de ucranianos

Comente esta notícia