facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Junho de 2025
12 de Junho de 2025

21 de Novembro de 2019, 14h:34 - A | A

NACIONAL / BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA

Justiça proíbe lançamento de livro sobre Suzane Von Richthofen

Biografia não autorizada, escrita por Ulisses Campbell, apresenta detalhes sobre como ela planejou e matou seus pais, além de detalhar rotina na prisão

ÉPOCA



A Justiça do Estado de São Paulo determinou a “suspensão da publicação, divulgação e comercialização” do biografia de Suzane Von Richthofen escrita pelo jornalista Ulisses Campbell — com lançamento previsto para janeiro de 2020.

De acordo com a decisão da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da comarca de São José dos Campos, o autor não obteve autorização para divulgação ou exposição da história de Von Richthofen e acrescenta que “o direito à imagem é expressão do direito à individualidade”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A defesa de Ulisses Campbell, representado por Alexandre Fidalgo, pondera que se trata de uma biografia não autorizada — uma opção editorial recorrente no mercado literário — e que, por esta razão, não caberia a Von Richthofen autorizar a publicação do conteúdo.

“A juíza diz que o livro traz danos irreparáveis a Suzane. O que traz danos irreparáveis a ela é o crime que ela cometeu e não o livro”, diz Ulisses Campbell, o autor do livro Suzane — Assassina e manipuladora (título previsto até o momento). "O livro não revela conteúdo sigiloso de processo algum. Até junho de 2016 o processo de execução penal da Suzane era aberto e podia ser consultado. À época, a própria juíza Sueli me permitiu acessá-lo", afirma.

O livro pretende relatar como Von Richthofen, condenada a 39 de prisão, planejou e matou seus pais, Manfred e Marísia von Richtofen, em 2002. E também revela detalhes de sua vida na prisão. a A editora Matrix vai recorrer da decisão.

 

Comente esta notícia