ANDRÉ MICHELLS
DA REPORTAGEM
O ex- secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, preso na Operacão Sodoma, deixou a cadeia na noite desta segunda (05).
Ele teve a prisão revogada no final da tarde pela juíza Selma Arruda, titular da Sétima Vara Criminal de Cuiabá.
A revogação, segundo a magistrada, é um pedido do MPE, já que não teria interesse mais, no momento, na prisão do ex-secretário.
Nadaf foi preso em setembro do ano passado e, nas últimas audiências, ocorridas no mês passado, acabou confessando crimes contra os cofres públicos, dizendo que as propinas que cobrava eram para pagar dívidas de campanha do então governador Silval Barbosa, que também é réu na mesma operação e continua preso.
No depoimento no dia 15 de agosto, Nadaf chorou, confirmou todo o esquema criminoso no governo e disse que foi ameaçado de morte pelo ex-chefe de gabinete, Silvio Corrêa. "Ele vinha na cela, apontava o dedo na nossa direção e dizia; esses ai não duram um ano", disse.
Nadaf confirmou todo o esquema de propinas cobradas de empresários beneficiados por incentivos fiscais e se disse arrependido. A colaboração de Nadaf, com informações sobre os esquemas, ajudou a decisão do MPE em pedir a soltura do réu. Nadaf também teve bens penhorados pela Justiça para repor ao erário os prejuízos causados pelo esquema criminoso.