facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

31 de Dezembro de 2018, 14h:45 - A | A

PODERES / BARRADO PELO TCE

Emanuel diz que não vai desistir de colocar empresa cuiabana para gerir novo PS

O prefeito declarou que vai demonstrar a importância da administração indireta na unidade; Secretaria irá focar em atenção básica.

THIAGO ANDRADE
MARCIO CAMILO



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) voltou a defender, na última sexta-feira (28), que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública assuma a administração do novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em 2019.

A empresa está impossibilitada gerir a unidade por decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) depois que a Operação Sagria, da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, descobriu uma suposta organização criminosa que agia dentro para fraudar contratos na saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No entanto, o prefeito declarou que tem recebido apoio do Ministério Público Estadual (MPE) no sentido de demonstrar a importância da administração indireta na unidade.

“Vamos avançar para evitar uma judicialização, evitar um mal maior que a população não pague o preço”, afirmou.

Emanuel ressaltou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde precisa focar na atenção primária e deixar a administração dos hospitais para a empresa pública.

Ao custou R$ 180 milhões, o novo hospital foi inaugurado na sexta, porém, a unidade ainda não está em funcionamento por conta dessa proibição do TCE.

Sobre a decisão de barrar o funcionamento, o emedebista disse que vai apresentar ao TCE e a Justiça todos os documentos necessários logo depois das festividades do fim de ano.

“Bastava me pedir essa documentação e nada disso teria acontecido, mas não tem problema, vamos esperar passar o fim do ano e na segunda-feira (07) começar essa agenda pró-Cuiabá”, avaliou.

Impedimento

O Tribunal de Contas barrou a administração do HMC pela empresa pública depois da Operação Sangria, que identificou a atuação de uma organização criminosa na saúde de Cuiabá e do Estado.

Para o TCE, autorização para que a empresa faça a gestão da unidade pode ser antieconômica e fraudulenta. 

Já a Justiça Estadual também proibiu a transferência do Pronto-Socorro para o novo hospital até que um plano sobre a mudança seja apresentado pelo Município.

Leia mais:

Justiça exige plano para transferência de serviços para o novo Pronto-Socorro



Comente esta notícia

Leoni 02/01/2019

Est a certo prefeito pois a Gestão da Empresa Cuiabana e dinâmica, Boa resolutividade e são profissionais que dão todo o gás para se manter no Hospital São Benedito, até mesmo pq são cobrados diariamente trabalham com metas e no pronto socorro atual os servidores deixam tudo com o está, e se pedir p fazer melhor aí O Gestor e tido como ruim.

positivo
0
negativo
0

Iron 02/01/2019

Este sr. me faz lembrar o prefeito YPIRANGA PITIGUARY de uma certa cidade fictícia. Só que nosso querida Cuiabá é real e não merece certos desmandos. Ou será que tem algum motivo escuso nesta insistência? Além do TCE a população também deveria se pronunciar de alguma forma, pois são recursos nosso que estão em jogo ou muito mais, é a nossa saúde que pode ficar ainda mais aterrorizante. Será que MPE apoia mesmo esta terceirização? Afinal para que serve os órgãos de saúde municipal se não dão conta de administrar um hospital?

positivo
0
negativo
0

Cuiabano 02/01/2019

Porque dessa insistência e perseverança em manter algo que a lei já tornou ilegal!!! Inaceitável a forma de terceirizar a margem da lei!!! A tal empresa Cuiabana subloca na cara dura todos os serviços públicos sem licitação.como pode insistir numa coisa dessa???

positivo
0
negativo
0

Geraldo Brindeiro 02/01/2019

Prefeito, antes de defender aberrações, pega um membro do Ministério Público, um do Tribunal de Contas e vá dar um passeio no Hospital São Benedito. Há notícias que os desvios de verbas e calotes nos fornecedores são comum. Toma atitude de homem sério e acaba com essa ladainha.

positivo
0
negativo
0

E a Grana do Paleto?? 31/12/2018

E a Grana do Paleto?? O Sono desse cidadão deve ser mto conturbado, imagina esperar "A Visita" sem saber que dia virão? Deve ser agonizante, mas "eles" virão, com fé em Deus e na justiça.

positivo
0
negativo
0

5 comentários

1 de 1