facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

14 de Novembro de 2018, 16h:57 - A | A

PODERES / PRIMEIRO ENCONTRO

Mauro defende medidas econômicas 'amargas' em reunião com Bolsonaro

O governador eleito Mauro Medes (DEM) disse que o presidente eleito Jair Bolsonaro foi enfático ao dizer das necessidades da aplicação de medidas duras para evitar o agravamento da crise econômica.

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



O governador eleito Mauro Mendes (DEM) participou do Fórum dos Governadores nesta quarta-feira (14) com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), em Brasília. Os gestores eleitos e reeleitos em outubro defenderam mecanismos para que o dinheiro arrecadado pela União possa chegar mais rápido aos estados e municípios através de uma nova reformulação do pacto federativo.

Segundo Mendes, Bolsonaro foi enfático ao dizer das necessidades de fazer enfrentamentos duros para evitar o agravamento da crise econômica no país.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Essa agenda será construída nas próximas semanas, mas preliminarmente caminha para a construção de mecanismos que possam permitir o enxugamento da máquina pública, mecanismos que possam permitir o ajuste fiscal e o equilíbrio fiscal", disse Mauro.

“A reunião dos governadores foi extremamente importante para começar um alinhamento de uma agenda de prioridades para o Executivo e para os estados brasileiros. Essa agenda será construída nas próximas semanas, mas preliminarmente caminha para a construção de mecanismos que possam permitir o enxugamento da máquina pública, mecanismos que possam permitir o ajuste fiscal e o equilíbrio fiscal”, disse Mendes.

“Além de mecanismos para o desenvolvimento da nossa economia, para dar celeridade no licenciamento e que façam com que o dinheiro arrecadado também na União possam chegar mais rápido até os municípios, até os estados, através de uma repactuação do sistema tributário brasileiro, o chamado pacto federativo”, acrescentou.

Mendes contou que durante o encontro com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes defendeu a importância do Brasil ter modelo econômico liberal e de mercado.

“Ministro Paulo Guedes falou claramente que a economia vai ter que ser economia liberal, economia de mercado, precisamos de menos Brasília e mais Brasil, ou seja, o Governo vai trabalhar para diminuir o tamanho da máquina Federal para que o dinheiro que vem a Brasília, dentro do novo sistema tributário, possa chegar diretamente onde as demandas estão concentradas que é nos municípios brasileiros”, afirmou.

Para o próximo governador do Estado, a reunião foi importante para ajudar buscar medidas para retomada do crescimento financeiro, geração de emprego e busca de equilíbrio das contas públicas.

Leia mais

Cortes trarão economia de R$ 150 milhões ao Estado; outras medidas serão anunciadas

Mauro acaba com meio expediente no Estado a partir de janeiro

Mauro acaba com 9 secretarias e 3 mil cargos a partir de janeiro; Veja lista

Comente esta notícia