facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Outubro de 2025
10 de Outubro de 2025

09 de Outubro de 2025, 13h:20 - A | A

GERAL / RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Vendaval causa estragos em Porto dos Gaúchos; Defesa Civil envia apoio

Município vai receber apoio do Governo do Estado para decretar situação de emergência e conseguir ter acesso a recursos de forma menos burocrática.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A Defesa Civil de Mato Grosso encaminhou, nessa quarta-feira (08), duas equipes para auxiliar o município de Porto dos Gaúchos (611 km de Cuiabá) no levantamento de danos e decretação de situação de emergência após um vendaval que atingiu a cidade na noite de terça-feira (07).

Conforme a imprensa local, diversas residências ficaram destelhadas e até mesmo o Hospital Municipal foi atingido. Postes caíram, árvores foram derrubadas e estabelecimentos comerciais foram afetados.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade foi atingida por ventos fortes, com rajadas que podem ter atingido até 80 km/h. Apesar disso, conforme a Prefeitura, não há registro de desabrigados.

O prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei Antônio De Abreu (MDB), estava em Cuiabá no dia do vendaval, mas voltou para casa imediatamente. Em postagem nas redes sociais, ele informou sobre a decretação de estado de emergência.

“Confesso que moro há 20 anos em Porto dos Gaúchos e nunca vi um estrago tão grande como o que aconteceu essa noite no nosso município, uma catástrofe mesmo”, afirmou.

Além das equipes, a Defesa Civil estadual enviou um caminhão com telhas, caixas d’água, colchões e kits dormitório para apoio emergencial.

As equipes da Defesa Civil do Estado vão auxiliar o município no levantamento dos danos e nos procedimentos para decretação da situação de emergência na cidade, bem como na solicitação de homologação estadual e reconhecimento federal do decreto, o que possibilita o recebimento de recursos em apoio ao município.

 Vídeo:

 

Comente esta notícia