Cuiabá, 27 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
27 de Setembro de 2026

13 de Janeiro de 2015, 20h:03 - A | A

GERAL / DETRAN FECHA 8 AGÊNCIAS

'Um dos postos tinha cinco servidores dentro do Sindicato de Despachantes', justifica presidente

Os termos em comodato atingem empresas privadas. São elas: Ariel, Citavel, Domani, Gramarca, Trescinco, Moto Raça, Auto Shopping Fórmula e Sindaed.

Divulgação

A medida, de acordo com o presidente do órgão Rogers Elizandro Jarbas, nomeado pelo governador Pedro Taques (PDT), se fez necessária devida as graves irregularidades encontradas nesses postos durante a troca de gestão, como fraudes e falta de control

A medida, de acordo com o presidente do órgão Rogers Elizandro Jarbas, nomeado pelo governador Pedro Taques (PDT), se fez necessária devida as graves irregularidades encontradas nesses postos durante a troca de gestão, como fraudes e falta de control

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) publicou no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (12) a portaria nº 0085/2015, que determina a extinção de oito postos de atendimento em Mato Grosso, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta e Cáceres.

A medida, de acordo com o presidente do órgão Rogers Elizandro Jarbas, nomeado pelo governador Pedro Taques (PDT), se fez necessária devido a graves irregularidades encontradas nesses postos durante a troca de gestão, como fraudes e falta de controle de pessoal.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Os termos em comodato atingem empresas privadas que contavam com postos de atendimento em suas sedes. São elas: Ariel, Citavel, Domani, Gramarca, Trescinco, Moto Raça, Auto Shopping Fórmula e Sindaed.

O presidente do Detran afirmou ao RepórterMT que os postos eram, além de irregulares, uma espécie de “mordomia” a clientes que adquiriam carros zero quilômetro. “O cidadão que compra carro zero tem atendimento qualificado em detrimento do cidadão que não tem condições de comprar um carro zero?”, questionou o novo presidente da autarquia.

Rogers disse que os locais não atendiam a população porque mantinham os portões fechados, sendo que os servidores sequer tinham a carga horária controlada, se cumpriram horário de trabalho ou se faltavam ao expediente.

“Um dos postos tinham cinco servidores dentro do Sindicato de Despachantes. Não existe regulamentação para a presença de postos, eram completamente irregulares, todos eles. Postos dentro de concessionárias, postos externos dentro de prefeitura, como em Alta Floresta e Cáceres”.

De acordo com Rogers, os servidores serão reaproveitados na sede estadual do órgão. Os servidores lotados nos postos de atendimento de Várzea Grande, Alta Floresta e Cáceres deverão se apresentar aos Chefes das respectivas Ciretran nesta quarta-feira (13), e os lotados na Capital, à Diretora de Veículos.

Os processos e demais documentos existentes nos postos de atendimento deverão ser enviados ao arquivo do Detran e das respectivas Ciretran.

Curiosidade

Em 7 de janeiro deste ano, o presidente do Sindicato dos Despachantes de Mato Grosso, Geovane Ourives Assumpção, de 49 anos, foi tentar uma audiência com o governador Pedro Taques, no Palácio Paiaguás, mas passou mal e acabou morrendo.

Assumpção teve uma parada cardiorrespiratória quando estava na Casa Civil, solicitando que não fosse fechada a agência do Detran, que foi citada por Rogers como um dos postos que funcionavam de forma irregular e que foi fechado.

Comente esta notícia

Sharom Avillar 14/01/2015

Está de parabéns, senhor Delegado Rogers, o caminho é esse mesmo: moralizar, colocar esse Departamento eficiente e igual para todos. Tenho certeza que o senhor é muito capaz de fazer do DETRAN/MT um órgão mais acessível e transparente; sem ter mais que passarmos as horas na fila como de costume porque o sistema está fora do ar, sem ar condicionado, ali onde despejamos rios de dinheiro, sem termos o retorno ao menos em serviço rápido e eficiente. Desejo sucesso à tua administração!

positivo
0
negativo
1

Sebastião 14/01/2015

Então jovem pq fala que ele é imbecil se vcnem sabe a origem do documento procure entender o motivo pelo qual ele fechou e acho que o imbecil é outro ou VC deve ser despachante

positivo
1
negativo
1

Renato 13/01/2015

“O cidadão que compra carro zero tem atendimento qualificado em detrimento do cidadão que não tem condições de comprar um carro zero?” Frase imbecil dita por uma pessoa desqualificada para a função. Se eu compro um carro zero quilometro e eu pago ao despachante da concessionária, eu não quero saber onde o documento será emitido, se será na concessionária ou no Detran. Você deve ser bom como delegado, mais como gestor administrativo é um ovo com cabelo. Primeira bola fora do Taques. Lugar de delegado é em delegacia e não sentado em uma cadeira administrativa. Me coloque no lugar desse cidadão que lhes mostrarei como gerenciar o Detran.

positivo
0
negativo
1

3 comentários