facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Julho de 2025
13 de Julho de 2025

20 de Outubro de 2019, 17h:10 - A | A

GERAL / VEJA VÍDEO

Turista grava denúncia sobre bando que furta carros no mirante, em Chapada dos Guimarães

Ele contou que um grupo de criminosos roubou seu computador e celular, que estavam dentro de seu carro. Outros turistas também foram alvos de furto na sexta-feira (18).

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



O turista de Curitiba (PR), Paulo José Kappes, compartilhou um vídeo nas redes sociais reclamando do crime do qual foi vítima no mirante, ponto turístico de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), na última sexta-feira (18).

Ele conta que parou no local para apreciar as paisagens, quando seu veículo foi furtado por criminosos, que estavam em uma caminhonete e uma moto. Eles quebraram o vidro do carro e levaram seus materiais de trabalho, computador e celular.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O turista comentou que outros três veículos também foram alvos dos criminosos.

“Imagina como fica pro turismo. Quatro carros ontem neste local. Acho que deveria ter um pouquinho de segurança aqui nessa região”, reclamou.

“Ontem, infelizmente viemos aqui pra apreciar uma paisagem da nossa Chapada dos Guimarães e nós e mais quatro turistas fomos assaltados por meliantes que estavam aqui em uma caminhonete branca e um casal de moto. É uma grande vergonha! Levaram nosso material de trabalho, computador e celular”, relatou.

“Imagina como fica pro turismo. Quatro carros ontem neste local. Acho que deveria ter um pouquinho de segurança aqui nessa região”, reclamou.

Outro lado

Em nota, a Polícia Militar destaca que o ponto turístico não tem nenhuma administração responsável, nem local apropriado para estacionamento, muito menos cuidadores de veículos. Ressalta que a Polícia Militar é a única instituição que realiza o trabalho de segurança no mirante, visitando o local no mínimo cinco vezes por dia, onde os policiais desembarcam da viatura e permanecem por períodos de no mínimo 30 minutos em cada ida, durante toda a semana.

Por fim, a PM alega que continuará realizando o policiamento ostensivo preventivo, principalmente nos dias e horários de maior visitação, bem como buscará esforços junto ao Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Prefeitura, Câmara Municipal e os responsáveis diretos pela segurança no local para minimizar a incidência dos furtos no local.

Veja o vídeo:

Veja a nota na íntegra:

NOTA PARA IMPRENSA

MIRANTE

MT 251/Chapada dos Guimarães - MT

O Ponto Turístico Mirante, situado as margens da Rodovia MT 251, cerca de 07 km da área urbana da cidade de Chapada dos Guimarães rumo a Campo Verde, é uma área que não há a administração do poder público, nem de proprietário particular, não propiciando um turismo organizado, preparado para receber visitações, com local apropriado para estacionar veículos, muito menos alguém cuidando desses, seja informal, cuidadores de veículos, ou formal, onde poderia ter uma guarita com controle de acesso. Havia uma placa de interdição no local, a qual foi tirada, ficando livre a visitação, principalmente de turistas e viajantes de passagem pela região, sendo a Polícia Militar a única instituição que realiza o trabalho de segurança, visitando o local no mínimo 05 (cinco) vezes por dia, em policiamento de rondas, onde os policiais desembarcam da viatura e permanecem por períodos de no mínimo 30 minutos em cada ida, durante toda a semana. Vale ressaltar que a PM tem vários outros pontos de igual ou maior necessidade para policiar na área urbana e rural, cita como exemplos da Cachoeira do Marimbondo e Cachoeira da Geladeira, entre outros. No Mirante neste ano de 2019, além de furtos, já foram evitados pela PM, suicídios, inclusive no período noturno.

Sobre os furtos em veículos, destaca-se que os visitantes têm que deixarem os carros aproximadamente a 350 metros do primeiro local de contemplação, podendo chegar até 900 metros de distância do local estacionado, não tendo placa indicando proibição, somente um monte de terra e pedras. Quando as guarnições não podem estar no local, devido aos atendimentos de ocorrências, eventos, outros pontos turísticos a serem policiados, os veículos ficam totalmente a mercê da ação criminosa de pessoas que vão até o local em automóveis totalmente regulares, ou seja, muitas vezes o praticante do furto foi abordado pela PM antes de cometer o crime, mas se não há nenhuma irregularidade com seu veículo, nenhum objeto estranho no seu interior, ou mandado de prisão em desfavor dos ocupantes, os mesmos seguem no seu direito de ir e vir.

Tem-se exemplos reais de locais públicos e privados os quais não acontecem os furtos, pois além da ronda policial militar, há uma exploração organizada do turismo, podendo citar o Morro dos Ventos, particular, Salgadeira (área de Cuiabá), público/privado, Balneário Fênix, Rio Claro, Véu de Noiva, e vários outros, onde além de não ocorrerem furtos, há uma série de serviços oferecidos ao turista, tais como venda de alimentos, banheiros, souvenirs, etc, gerando empregos, e propiciando um turismo profissionalizado, mais confortável e seguro.

A Polícia Militar, através da 1a CIPM continuará realizando o policiamento ostensivo preventivo, principalmente nos dias e horários de maior visitação, bem como invidará  esforços buscando junto do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Prefeitura, Câmara Municipal, entre outros, responsáveis diretos pela segurança no local, para minimizarmos, e se possível acabarmos com a incidência dos furtos no local.

Chapada dos Guimarães - MT, 20 de Outubro de 2019.

Lupércio Cabral Santos 

Tenente Coronel PM

Comandante da 1a CIPM

Comente esta notícia