DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO
O juiz da Décima Segunda Vara Criminal de Cuiabá, Flávio Miraglia Fernandes, marcou para o dia 04 de fevereiro de 2022 a audiência de instrução sobre a morte de Jonatas Lira Xavier, de 27 anos. Diagnosticado com esquizofrenia, o rapaz morreu após ser desafiado a tomar três garrafas de pinga para ganhar R$ 1.
A decisão foi publicada na última sexta-feira (15). O crime aconteceu em agosto de 2020 em um bar no bairro Alvorada, em Cuiabá.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu denúncia contra três pessoas pela morte de Jonatas. A denúncia foi feita em setembro e, Victor Hugo da Silva Gama, de 26 anos, Augusto Matsubara, de 27, e Fabiana Souza Carvalho, de 22, respondem por homicídio. Uma adolescente que os acompanhava não foi acusada pelo MPE.
De acordo com a denúncia, a vítima sofria de esquizofrenia e fazia uso de medicamentos controlados. No dia do crime, os acusados chegaram em um bar já embriagados, e passaram a consumir mais bebidas.
Leia mais
Homem morre após tomar 3 'corotes' para ganhar R$ 1; veja vídeo
Jonatas teria se aproximado do grupo, como de costume, para pedir dinheiro. Para o promotor Justiça Vinicius Gahyva Martins, a dinâmica em que se deram os fatos revelou que cada um dos acusados contribuiu com o resultado de morte do rapaz.
Consta ainda no documento que o MPE pede que seja atribuída uma indenização aos três a título de danos morais causados à família de Jonatas.
Relembre o caso
O crime aconteceu no dia 09 de agosto do ano passado. A ação criminosa foi registrada por meio de vídeo, feito por testemunhas. Logo após beber a pinga, o rapaz passou mal.
Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá, onde morreu.