KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO
Os servidores do Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (26), em reação contrária ao cronograma de convocação dos aprovados no concurso deste ano.
De acordo com o cronograma do Detran, só 30 dos 489 aprovados serão convocados para iniciar os trabalhos até dezembro de 2015. Os outros somente de 2016 a 2018, até o mês de setembro, de cada ano.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Os servidores da autarquia se dizem indignados com o governo do Estado, que “além de não cumprir o que já está garantido na Lei Orçamentária Anual e convocar os concursados em setembro de 2015, ainda tentou desmobilizar a categoria enviando um email individualizado para os servidores com um cronograma de convocação do concurso não oficializado à entidade representativa da categoria que é o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT)”.
A Assessoria de Imprensa do Detran disse que este é o cronograma possível sem lesar a Lei de Responsabilidade Fiscal e que foi encaminhado à Secretaria de Estado de Gestão (SEGES). Acatá-lo ou não, esta será uma decisão de governo. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai tratar do aspecto jurídico do movimento. O governador Pedro Taques (PSDB) ainda não emitiu nota sobre isso.
O Governo do Estado encaminhou a proposta de cronograma na manhã desta sexta-feira ao Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sinetran/MT) e ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT). O documento foi feito por meio da Nota Técnica 005/Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas/SEGES/2015, emitida pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges).
Sobre o e-mail individual, que o sindicato reclama ter sido estratégia para desmobilizar a categoria, o presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, alega que fez isso por uma questão de transparência.
De acordo com o cronograma apresentado, após resposta positiva à consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o enquadramento da carreira dos Profissionais do Serviço de Trânsito como da área da Segurança Pública, as convocações devem iniciar em novembro deste ano com 30 nomeações.
muzaranho elefante 26/10/2015
Parabéns Detran, não se intimidem, coragem e força pra garantir as conquistas, como eu gostaria que minha SEMA conseguisse esse nível de mobilização. #DETRANorgulho
1 comentários