facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 31 de Agosto de 2025
31 de Agosto de 2025

13 de Março de 2020, 18h:36 - A | A

GERAL / DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA

Sacerdotisa de Candomblé recebe honraria da Assembleia pela primeira vez na história de MT

O evento vai debater empoderamento feminino, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa

DA REDAÇÃO



Pela primeira vez na história uma sacerdotisa de Candomblé receberá uma moção de aplausos no Estado de Mato Grosso. O título será entregue em comemoração ao Dia das Mulheres, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que irá homenagear 50 mulheres neste sábado (14).

Entre as homenageadas está Ialorixá Edna T'Òsún, que é presidente do Ilê Axé Egbé Òsògbò Omo Orisá Osun, em Várzea Grande.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

Mãe Edna, como é popularmente conhecida, é a mulher mais velha de iniciação no Candomblé de Mato Grosso.

A sarcedotisa tem atuado para desmistificar a religião e promover maior tolerância religiosa, além de combater preconceitos contra cultos Afro.

Todas as homenageadas são mulheres que contribuem de alguma forma com suas comunidades ou que desenvolvem trabalhos de assistência social e/ou religiosa.

O "Congresso Mulheres Poderosas" que vai contar com palestras e a entrega de honrarias.  O evento, que acontecerá a partir 14 horas, tem o apoio do deputado Max Russi (PSB). A entrada será a doação de 2 kg de alimento não perecível por pessoa ou 5 kg por família.

O evento

Sob a organização da Associação das Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso (Arvend), o encontro tem o intuito de reunir famílias e abordar assuntos sobre relacionamentos abusivos, direito da mulher, autoestima, empoderamento, vivências familiares, empreendedorismo, entretenimento e luta contra o feminicídio.

Conforme a presidente da Arvend, Joziane Campos, a programação conta com quatro palestras, depoimento, além de apresentações culturais.

“Será um evento ímpar, que vai reunir mulheres e famílias, para que possamos debater diversos aspectos. O deputado Max Russi tem sido o nosso parceiro e essencial para que o esse evento se torne realidade”, ressaltou.

Para o deputado Max Russi, um dos principais incentivadores das diversas ações sociais promovidas pela Arvend, é fundamental a abordagem de temas relacionados à defesa dos direitos da mulher.

“Estamos no mês em que diversas ações e reflexões que debatem a defesa dos direitos da mulher estão em evidência. A Arvend tem lutado com afinco para que esse direito seja preservado através de diversos trabalhos, principalmente voltados ao empreendedorismo e empoderamento. Sou parceiro e quero poder contribuir sempre com esse trabalho”, assegurou. 

Comente esta notícia

Curimbatámt 14/03/2020

NOS 90 O CANDOBLÉ FOI HOMENAGEADO PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, NA OPORTUNIDADE , VÁRIOS PAIS MÃES DE SANTO RECEBERAM A MONÇÃO DE APLAUSOS. FALTOU ASSESSORIA NESSA REPORTAGEM, OU FOI A ASSESSORIA QUE INFORMOU

positivo
0
negativo
0

1 comentários