CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTERMT
Os servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram de ato unificado, na manhã desta quinta-feira (11), que integrou a agenda do movimento grevista dos servidores federais. O ato começou na Praça Ulisses Guimarães e seguiu até o prédio da Receita Federal em Cuiabá.
A greve de professores e técnicos do IFMT foi aprovada em assembleias realizadas no último dia 1º de abril. Já para os servidores da UFMT, que ainda estão em processo de greve, o ato contou como uma paralisação.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS - Técnicos e professores de 19 campi do IFMT entram em greve
Entre as principais reivindicações dos servidores estão a recomposição salarial, reestruturação das carreiras de docentes e técnicos-administrativos e correção das perdas inflacionárias.
O ato desta manhã ocorreu ao mesmo tempo em que era realizada a primeira reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação do Ministério da Educação (MEC), realizada em Brasília.
Um Termo de Compromisso foi apresentado pelo Governo Federal durante a reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que ocorreu na quarta-feira (10). O documento propõe, entre outras coisas, a discussão de reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração até junho de 2024 e o aumento em benefícios (com critérios diferenciados no auxílio-saúde).
Uma nova reunião deve ser realizada na próxima quarta-feira (18), após todos os polos terem discutido o termo.