DO REPÓRTERMT
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, se reuniu nesta sexta-feira (23) com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza e Silva, em Cuiabá, para alinhar os próximos passos da implantação do campus da instituição no município. Na reunião, foi confirmada a construção do prédio definitivo pela Prefeitura, em parceria com a UFMT. Conforme o Executivo Municipal, a estrutura será moderna e tecnológica, voltada ao ensino, pesquisa e inovação.
Enquanto o campus definitivo será construído, as aulas terão início provisoriamente em uma escola cedida pela Prefeitura, já a partir de março de 2026.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A proposta do campus inclui inicialmente quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês). A escolha dos cursos reflete o alinhamento com o perfil econômico da cidade e as demandas da população.
“A reunião foi essencial para atualizarmos o passo a passo do nosso projeto. Falamos sobre a parte acadêmica, os próximos trâmites e também sobre o projeto arquitetônico do campus. Esse é um investimento no futuro da nossa juventude e da nossa cidade. A UFMT pode contar com nosso total apoio nesse grande empreendimento voltado à educação superior”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
A reitora Marluce reforçou a importância da parceria com o Município e destacou o papel estratégico da interiorização do ensino público.
“A UFMT tem como missão expandir seus cursos e suas unidades. Estamos há cerca de seis meses na gestão, já encaminhando para a criação do campus em Lucas do Rio Verde, com apoio fundamental da gestão municipal (...). E que a gente tenha no campus de Lucas um modelo para a universidade e para toda a população.”
Participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Administração, Alan Togni, a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o coordenador de ensino de graduação da UFMT, Leandro Elias dos Santos, o prefeito do campus, Paulino Simão de Barros e a assessora Vera Bertolini.
Com o avanço, Lucas do Rio Verde caminha para se tornar mais um polo de educação superior pública em Mato Grosso, abrindo novas oportunidades para estudantes locais e de toda a região.