facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Março de 2025
28 de Março de 2025

27 de Setembro de 2014, 16h:42 - A | A

GERAL / EM 2,5 ANOS SÓ 2,8 KM

Para cumprir ‘prometido’, Consórcio VLT tem que instalar 4,2 km de trilhos em apenas 3 meses

Consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande conseguiu instalar apenas 2,8 km de trilhos, dos 7 km previstos para o primeiro trecho do modal.

DA REDAÇÃO



Em três anos de obras, o Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande instalou apenas 2,8 km de trilhos, dos 7km previstos para o primeiro trecho do modal, que segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), fica pronto até o fim deste ano. O percurso em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande e termina no bairro do Porto, na Ponte Júlio Muller. 

Com isso, em três meses, o consórcio, formado pelas empresas CR Almeida, Santa Bárbara, CAF, Magna e Astep, tem que ifazer o dobro do que fez em 2,5 anos e instalar 4,2 km de trilhos. Analisando o andamento da obra, até o momento, fica difícil acreditar que as empresas conseguirão cumprir o ‘prometido’.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O Consórcio trabalha em ‘marcha lenta’ desde o início das obras, em março de 2012. Durante esse período, o trabalho dos operários chegou de ser embargado pela Justiça Federal duas vezes. No entanto, nas duas oportunidades, o Tribunal Regional Federal (TRF) derrubou as liminares, e autorizou a continuidade da execução das obras.

Outra prova que o consórcio trabalha devagar nas obras é que, em agosto, ganhou um novo aditivo de prazo para conclui-las. Alterando a data de conclusão de 31 de dezembro deste ano, para 31 de dezembro de 2015.

Sobre o primeiro trecho ‘prometido’, se conclui-los, a Secopa informou que o VLT deve entrar em funcionamento de imediato. Mesmo assim, até o momento o órgão não iniciou o treinamento para o condutor do trem.

No entanto, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, garantiu que o condutor estará apto no período em que for necessário.

“Esse é o primeiro VTL que circulará no Estado, estamos fazendo em associação com a Secretaria de Transito de São Paulo, que está gerenciando o VLT de Santos. Existem 14 VLTs em obras em todo o País, estamos avaliando qual a necessidade do condutor, habilitação e especificações. Todo o treinamento já está dentro do pacote, o Conatran deve estar liberando nos próximos dias as normativas, para que assim iniciem a capacitação desses profissionais que irão operar o VLT no início de 2015”, finalizou.

 

 

Comente esta notícia

COSTA 28/09/2014

[E UMA PIADA NÉ

positivo
0
negativo
0

1 comentários