VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
A ocupação da rede hoteleira de Cuiabá já está em torno de 70% para o show da banda de rock Guns N’ Roses, que será realizado no dia 31 de outubro, na Arena Pantanal. É a primeira vez que os músicos se apresentam no Centro-Oeste do Brasil e, desde que foi anunciado, o evento movimenta a economia da capital.
Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), Luis Carlos de Oliveira Nigro, a procura por hospedagens foi intensa logo após o anúncio do show, mas ainda há vagas disponíveis. Ele destacou que muitos hotéis estão priorizando as reservas feitas diretamente nos sites próprios, em vez de plataformas de reservas como a Booking, por exemplo, devido às altas taxas de comissão.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Os hotéis ainda estão tendo lugar, a procura diminuiu. Foi aquela loucura no início, mas depois a procura diminuiu”, disse Luis Carlos Nigro ao .
“A maioria dos hotéis tem lugar, mas eles estão vendendo direto pelo site dos próprios hotéis, porque pela Booking e outros sites, a comissão é muito alta. Os hotéis têm que pagar em torno de 18% a 20% de comissão, então a maioria tá vendendo nos sites dos próprios hotéis”, acrescentou.
LEIA MAIS: Hotéis em Cuiabá já têm alta demanda de hóspedes para vinda do Guns N’ Roses
Nigro também ressaltou o crescimento de alternativas como aluguel de temporada, como a plataforma Airbnb, e estúdios residenciais, que ampliaram a oferta de hospedagem na cidade, tendência que cresceu com a Copa do Mundo de 2014.
“Uma coisa que aconteceu e que evoluiu bastante da Copa do Mundo pra cá foi a questão dos Airbnb. Hoje tem muito mais apartamentos, quitinetes no Airbnb. E também nós temos os estúdios, como os que abriram em frente ao Shopping Estação Cuiabá. Abriram dois prédios ali que são estúdios e, por isso, está tendo ainda bastante lugar”, explicou.
Quanto aos preços das hospedagens, o presidente do Sindicato confirmou que houve aumento para o período do show, mas de forma moderada. Ele também tranquilizou os fãs, afirmando que ainda há boa disponibilidade para quem não garantiu a hospedagem.
“Os preços subiram, mas não subiram muito e ainda tem muito lugar”, disse.
Para Cláudia Aquino, que também faz parte do SHRBS-MT, o show do Guns N’ Roses promete movimentar não só a capital, como as cidades próximas que têm o turismo como uma das principais fontes de renda. Uma delas é Chapada dos Guimarães, que fica a cerca de 67 km de distância de Cuiabá e tem um dos principais cartões-postais de Mato Grosso, que é a cachoeira Véu de Noivas, além de outros atrativos turísticos.
“É muito importante um show dessa magnitude na cidade, porque gera uma visibilidade muito grande pra Cuiabá. As pessoas podem vir pra Cuiabá, acabar dando uma esticada também na Chapada, conhecendo as nossas riquezas aqui em volta”, ressaltou.
Cláudia Aquino destacou ainda que um evento desse porte impacta muito mais que a hotelaria, podendo movimentar cerca de 52 segmentos da economia, como bares e restaurantes, transporte, comércio, salões de beleza, shoppings e até serviços de mobilidade, como transportes por aplicativo.
“Um show, que faz parte do turismo, movimenta uma cadeia de 52 segmentos. Você pode pensar na hotelaria, nos bares e restaurantes, artesanato, taxista, o aéreo, o ônibus. Movimenta os postos de gasolina, o comércio em geral, os shopping centers. Movimenta os salões de beleza, porque as pessoas vão se aprontar para irem ao show, o Uber”, destacou.
“Um show dessa magnitude aqui, com toda essa visibilidade, movimenta toda a economia da cidade e ainda da redondeza”, completou.
A venda dos ingressos para o show da banda Guns N’ Roses teve início no dia 10 de junho e, em apenas uma hora, mais de 20 mil ingressos foram vendidos. A maioria já está esgotada, mas ainda há entradas disponíveis no site Bilheteria Digital.