facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Julho de 2025
06 de Julho de 2025

05 de Dezembro de 2022, 10h:40 - A | A

GERAL / VEJA VÍDEO

Moradores colocam fogo em pneus e bloqueiam avenida por falta de água em VG

A manifestação aconteceu na tarde de domingo (04), no bairro Paiaguás.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



Dezenas de moradores bloquearam a Avenida Filinto Müller, no bairro Paiaguás, em Várzea Grande, onde atearam fogo em pneus e pedaços de madeira, na tarde deste domingo (04), em protesto contra a falta de abastecimento de água.

No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver os manifestantes batendo panelas e os dois sentidos da avenida totalmente bloqueados. Eles atearam fogo em pneus, impedindo a passagem de qualquer tipo de veículo região.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O grupo reclama que o Departamento de Água e Esgoto (DAE), responsável pelo fornecimento de água no município, não está cumprindo com suas responsabilidades e que o bairro está sem água há várias semanas.

"O poder emana do povo é isso que dizem. O povo está indignado pela falta de abastecimento no bairro Paiaguás. Há semanas que a gente não recebe água, que a gente não tem abastecimento o DAE não tem cumprido com o abastecimento”, disse uma moradora na gravação.

A reportagem apurou que a Polícia Militar foi acionada sobre o protesto. No entanto, nenhum boletim de ocorrência foi registrado.

Outro lado

Por meio de nota, o DAE informou que é "conhecimento público que a cidade de Várzea Grande tem intermitência no abastecimento de água que varia em média de 12 horas com água e 36 sem água", mas que o fornecimento na região do bairro Paiaguás segue dentro da programação.

Entretanto, ressaltou que investimento vem sendo realizado pela gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB), para solução do problema que dura anos.

Veja vídeo:

 

Integra da nota:

As Secretarias de Comunicação Social; Assuntos Estratégicos; Viação e Obras Públicas e do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), em atenção ao pedido de esclarecimento deste conceituado órgão de imprensa informa:

* É de conhecimento público que a cidade de Várzea Grande tem intermitência no abastecimento de água que varia em média de 12 horas com água e 36 sem água;

* Em algumas partes da cidade o abastecimento é diário e em outros a intermitência é de 12 X 24;

* Para reverter essa situação que já perdura por vários anos, em 2021 e 2022 foram investidos R$ 200 milhões em recursos públicos da Prefeitura de Várzea Grande, já que o DAE/VG é deficitário, pois pouco mais de 42% dos consumidores pagam suas pendência com o órgão que cobra apenas o que é fornecido;

* 72 bairros do Grande Cristo Rei com uma população estimada em 120 mil habitantes, passaram a ter abastecimento de água regular com a inauguração da ETA Grande Cristo Rei, com capacidade de 320 litros por segundo ou 27,6 milhões de litros por dia, entregue em dezembro de 2021 com recursos próprios de Várzea Grande;

* Essa nova ETA reforçou em 180 litros por segundo ou 15,5 milhões de litros de água por dia o sistema 2 aonde se localiza o maior problema de abastecimento de Várzea Grande, lembrando que este sistema também passa por investimentos para recuperar sua capacidade de captar, tratar e distribuir água diante da fadiga de material decorrente do uso extremo de seus equipamentos;

* Também se encontra em execução as obras da ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol, com capacidade de 250 litros por segundo ou 21,6 litros por dia e que está sendo construída em parceria com o Governo do Estado e estará pronta e funcionando em 2023;

* Também estão sendo finalizados os projetos para execução das obras da ETA IMIGRANTES, de 125 litros por segundo ou 10,8 milhões de litros por dia que será executada com recursos próprios de Várzea Grande.

* Todas essas obras em conjunto e mais os investimentos feitos no sistema 2 que se trata do mais antigo em operação em Várzea Grande irão disponibilizar mais de 200 litros por capita por dia para cada pessoa de Várzea Grande, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima serem necessários 120 litros dia por pessoa em países de clima quente;

Os órgãos municipais informam ainda que entre sábado e domingo, inclusive nesta segunda-feira, o abastecimento do Parque Paiaguás estava dentro da rotina e acontecendo para as ligações regulares.

Informam ainda que a Prefeitura de Várzea Grande está elaborando um projeto que será executado em 2023 da ordem de R$ 5 milhões para a recuperação da malha viária do referido bairro, que somente acontecerá após a execução das obras de nova rede de abastecimento de água do Parque Paiaguás e adjacências.

 

 

 

Comente esta notícia

Maria 05/12/2022

No bairro Carrapixo ( Beira Rio ) também falta água constantemente.E Em relação a pavimentação até hoje só está em projeto e nada mais.Nem máquinas nas ruas não passam para melhorar.

positivo
0
negativo
0

1 comentários