facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Julho de 2024
13 de Julho de 2024

20 de Junho de 2024, 09h:00 - A | A

GERAL / CUIABRASA

Inverno chega com tempo seco e termômetros lá em cima em Cuiabá; confira a previsão

Diante da expectativa de forte seca, a recomendação é manter-se hidratado e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.

RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT



O inverno chega nesta quinta-feira (20), às 16h51 (horário local), mas as temperaturas prometem não deixar os mato-grossenses perceberem a mudança de estação tão cedo. Os próximos dias na Baixada Cuiabana serão de bastante calor, com sol o dia todo e o céu sem nuvens. Nesta quinta-feira, data que marca o solstício de inverno, a máxima será de 37°C e a umidade do ar não passa de 67%. Os dados são do Climatempo.

Em todo o Brasil a previsão é de um inverno mais quente e com pouca chuva. A nova estação, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se estende até 22 de setembro. O solstício de inverno é um fenômeno da astronomia, mais conhecido como "o dia mais curto e a noite mais longa do ano".

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Diante da expectativa de forte seca, a recomendação é manter-se hidratado e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.

E apesar do cenário de inverno quente, os especialistas não descartam mudanças bruscas de temperatura. O frio vem, vem forte, mas passa rápido.

Confira a previsão dos próximos dias:

Na sexta-feira (21), a temperatura mínima prevista é de 22°C, com máxima de 37°C. Sem qualquer chance de chuva em Cuiabá, o tempo fica seco e a umidade não passa de 68%. O céu sem nuvens durante todo o dia permitirá observar o fenômeno da superlua de junho, conhecida como "Superlua de Morango". É quando o satélite natural fica mais perto da Terra durante sua órbita, e por isso aparece no céu maior e mais brilhante do que o normal.

O fim de semana também traz calor. No sábado (22) a máxima prevista é de 38°C, temperatura que deve se repetir no domingo (23).

Durante toda a próxima semana a máxima fica entre 35°C e 38°C. Os cuiabanos só sentirão as temperaturas baixarem a partir de julho, com mudanças bruscas de temperatura. A mínima no dia 2, por exemplo, pode chegar a 11°C, mas a máxima no mesmo dia vai a 27°C. Ou seja, manhãs mais frias e dias com temperatura amena para os padrões da cidade.

Comente esta notícia