facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

21 de Setembro de 2022, 12h:05 - A | A

GERAL / METADE FALTOU AO TRABALHO

HMC suspende visitas nesta quarta devido à paralisação de enfermeiros

Empresa Cuiabana de Saúde Pública afirmou ainda que que direção do HMC não foi oficializada sobre a paralisação.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) informou que as visitas hospitalares estão suspensas nesta quarta-feira (21), no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por conta da paralisação dos profissionais da enfermagem.

Segundo a ECSP, houve ausência de mais de 50% entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, que não compareceram ao trabalho e vários bateram ponto e abandonaram o plantão.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O diretor-geral da pasta, Paulo Rós, afirmou que a direção do HMC não foi oficializada sobre a paralisação. “Fomos surpreendidos com o número de profissionais que não compareceram ao trabalho. Infelizmente tivemos que suspender as visitas, pois estamos atendendo com o número extremamente reduzido. O efeito da greve é extremamente danoso aos usuários do SUS”, destacou Rós.

Leia mais

Mesmo com greve barrada, enfermeiros ‘fecham’ Centro de Cuiabá em protesto

Mesmo com a Justiça do Trabalho tendo barrado a greve, profissionais da enfermagem de Cuiabá começaram, na manhã desta quarta, um ato contra a suspensão do piso salarial da categoria no Brasil. Os participantes se concentram no Centro da Capital, mais precisamente na Praça Alencastro e Praça da República.

A manifestação faz parte de um movimento nacional, que deve paralisar as atividades da categoria por 24h. Em Cuiabá, o ato fechou algumas ruas e avenidas e deve durar até às 20h.

O ato é contra a suspensão da implementação do piso salarial da categoria no Brasil. A lei que fixa o salário mínimo de R$ 4.750 para os enfermeiros foi aprovado pelo Congresso Nacional. Porém, em liminar, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou suspensão da lei por 60 dias, até que sejam estudados os impactos aos cofres públicos.

Na terça-feira (20), a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Mato Grosso, Adenir Alves da Silva Carruesco, determinou suspensão da greve. A multa é de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

Comente esta notícia