facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Março de 2025
15 de Março de 2025

15 de Setembro de 2014, 15h:48 - A | A

GERAL / 30 DE SETEMBRO

Governo prorroga período proibitivo de queimadas; MT lidera ranking nacional

O Estado ocupa o primeiro lugar com maior número de incêndios, seguido pelo Pará e Maranhão, os três somam quase 44% do total de focos

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) decidiu prorrogar o período de proibição de queimadas, que deveria terminar nesta segunda-feira (15), até o dia 30 de setembro.

As altas temperaturas e o clima seco registrados em Mato Grosso foram os principais fatores para o aumento de 70% no número de focos de queimadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado ocupa o primeiro lugar com maior número de incêndios, seguido pelo Pará e Maranhão, os três somam quase 44% do total de focos. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o coordenador do Comitê da Gestão do Fogo da Secretaria, Ramão Barbosa, os focos continuam intensos, por isso a decisão de prorrogar o período. “Os fatores clima seco, temperaturas altas e grande material de queima, favoreceram o aumento no número de focos, por isso a decisão de prorrogar por mais 15 dias a proibição. Vamos continuar acompanhando essa situação, se necessário for o prazo será esticado novamente”.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que  de 15 de julho até hoje (15/09) já foram registrados 12.080 focos de calor em Mato Grosso. Os dez municípios com maior número de focos são Colniza (1.228 focos), Nova Nazaré (593 focos), Feliz Natal (499 focos), Campinápolis (427 focos), Nova Ubiratã (401 focos), Paranatinga (350 focos), Gaúcha do Norte (337 focos), Nova Bandeirantes (328 focos), Aripuanã (323 focos) e Cotriguaçu (313 focos). Os dados foram obtidos pelos satélites NOAA 12 noite/Aqua UMD tarde (satélite referencia). Nesse mesmo período, no ano passado, foram registrados pelo satélite referencia 5.569 focos de calor.

CALOR E TEMPO SECO

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Ceptec/Inpe) para esta segunda-feira (15) existe 80% de chance de chover, no entanto a informação não foi confirmada pelo Departamento de Meteorologia. 

A temperatura em Cuiabá continua alta neste inicio de semana, com previsão de máxima de 38ºC, e a umidade permanece na casa dos 20%, despertando para cuidados especiais com a saúde e evitar exposição ao sol entre as 10h e as 16h.    

Comente esta notícia