facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Setembro de 2025
08 de Setembro de 2025

08 de Setembro de 2025, 17h:10 - A | A

GERAL / CUIABÁ E VG

Governo detalha o andamento das obras do BRT

Sistema prevê viagens rápidas com ônibus de grande capacidade e outras melhorias

DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso apresentou um balanço sobre as obras do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande. O projeto, orçado em R$ 468 milhões, teve início em 2022, mas enfrentou atrasos que resultaram na rescisão do contrato com o Consórcio Construtor BRT no início de 2025.

Antes da rescisão, o consórcio executou a implantação de pistas de concreto em Várzea Grande, melhorias em calçadas e parte da iluminação pública. Um acordo extrajudicial firmado com a empresa garantiu que as frentes de trabalho já abertas fossem concluídas. O governo agora prepara medidas para assegurar a continuidade da implantação dos corredores, das estações e dos terminais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Corredores e linhas

O projeto prevê dois grandes corredores. O primeiro conecta o novo Terminal de Várzea Grande, atrás do aeroporto, ao Terminal do CPA, passando pela Avenida da FEB, cruzando o Rio Cuiabá e seguindo pelas avenidas Tenente-Coronel Duarte, XV de Novembro e Prainha até a Avenida do CPA.

O segundo corredor parte do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, e segue pela Avenida Fernando Corrêa da Costa e Avenida Coronel Escolástico até o centro da capital.

Serão cinco linhas de ônibus: duas paradoras, que percorrem cada corredor do início ao fim, e três expressas, ligando diretamente os terminais ao centro de Cuiabá com paradas reduzidas.

Requalificação urbana

Além do transporte, o projeto prevê melhorias urbanas, como drenagem de águas pluviais, novas calçadas e a criação do Parque Linear da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. O espaço terá 6,2 km de extensão, entre o Hospital Ortopédico e o Terminal do CPA.

O parque contará com ciclovia, pista de caminhada, áreas de lazer, equipamentos esportivos, pequenas praças e arborização com espécies do cerrado, transformando a região em um corredor de transporte integrado ao espaço urbano.

O que é o BRT

O BRT é um sistema de transporte coletivo que combina corredores exclusivos, estações modernas e climatizadas, plataformas em nível para embarque rápido, bilhetagem antecipada e controle inteligente do tráfego. Com intervalos curtos e informações em tempo real, o modelo garante viagens mais rápidas e regulares, além de integração com outros modais.

Comente esta notícia