facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Setembro de 2025
09 de Setembro de 2025

08 de Setembro de 2025, 18h:40 - A | A

ENTREVISTA / AMAR É DIZER NÃO

Psicólogo: Pais precisam deixar que os filhos lidem com as frustrações da vida

Segundo o psicólogo Afro Stefanini, as frustrações servem para que os jovens entendam que os problemas existem e serão inúmeros ao longo da vida, mas que podem ser resolvidos em conjunto.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Muitos pais confundem amor com ausência de problemas, mas, diferente disso, deixar os filhos se frustrarem é também uma demonstração de afeto. Segundo o psicólogo Afro Stefanini, as frustrações servem para que os jovens entendam que os problemas existem e serão inúmeros ao longo da vida, mas que podem ser resolvidos em conjunto, com a família, os amigos ou as pessoas que gostamos.

Em entrevista ao , Afro, que também é escritor e palestrante, fala sobre a importância dos pais estabelecerem limites sem transformar o afeto em moeda de troca. Segundo ele, negar algo a uma criança não significa falta de amor, mas é também uma forma de demonstrar presença, cuidado e atenção.

De acordo com Stefanini, o caminho para criar vínculos saudáveis está em nunca deixar dúvida sobre o amor oferecido, ou seja, pais que conseguem transmitir afeto de forma clara, mesmo quando dizem “não”, ajudam a reduzir comportamentos autodestrutivos e fortalecem a saúde emocional das crianças e adolescentes.

Confira:

Assista a entrevista completa:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia