CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTER MT
Com as baixas temperaturas nessa semana, uma neblina espessa tem sido registrada na Estrada para Chapada dos Guimarães. A mínima de 9 graus deixou a Rodovia Emanuel Pinheiro com baixa visibilidade e acende um alerta aos motoristas que transitam na região. O frio, que começou na segunda-feira (12), deve durar até o próximo domingo (18). Neste período é importante manter cuidado redobrado na direção.
Fotos e vídeos enviados pelos internautas ao RepórterMT mostram a neblina pesada cobrindo a estrada. A visibilidade é baixa e visão do horizonte quase inexistente.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Dirigir nesta condição climática requer do condutor atenção redobrada, pois as chances de um acidente aumentam significativamente. A principal dica ao passar pela estrada com baixa visibilidade é diminuir gradualmente a velocidade e, em seguida, acender os faróis baixos.
Se o veículo for equipado com faróis de neblina, também é importante acendê-los.
Muita gente pode pensar que os faróis altos ajudam nessa situação, mas na verdade ele pode afetar a visão do motorista que trafega na direção oposta. Além disso, rodar com o farol alto nesta condição é considerado infração grave no Código de Trânsito.
Também existe a opção de parar o carro em um local seguro, caso o motorista não se sinta confortável em continuar a viagem. Neste caso, o indicado é ligar o pisca alerta e colocar o triângulo a cerca de 30 metros do veículo. O mais indicado, no entanto, é parar em um posto de gasolina.
Vale ressaltar: ao contrário da crença popular, ligar o pisca alerta enquanto você está transitando também não é recomendado. Apesar da sensação de segurança por estar "sendo visto", a sinalização significa que o carro está parado, de acordo com a legislação. Dessa forma, o veículo que vem atrás pode acabar freando bruscamente e causar um acidente.
Rodar com o pisca alerta ligado também é considerado infração, neste caso, média.
Outras dicas são manter uma distância segura do veículo à frente, usar o sistema de ventilação interno sempre que possível e não usar as mãos para limpar o embaçado do para-brisas. Assim que ele embaçar de novo, a gordura deixada no vidro vai afetar a visibilidade.
Sempre que possível, avalie as condições da estrada antes seguir viagem. Se for pego de surpresa, sempre use as faixas laterais da pista para se orientar pela estrada.
Confira as imagens da Estrada de Chapada: