facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Abril de 2025
20 de Abril de 2025

02 de Novembro de 2023, 16h:19 - A | A

GERAL / LONGEVIDADE

Estudo aponta as cinco melhores cidades para envelhecer em MT; veja quais são

As cidades citadas se enquadram na categoria "Cidade Grande", aquelas com mais de 100 mil habitantes

CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTER MT



O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) aponta que Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande são os melhores municípios de Mato Grosso para envelhecer. As cidades se enquadram na categoria "Cidade Grande", aquelas com mais de 100 mil habitantes.

O estudo desenvolvido pelo Instituto de Longevidade, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outras instituições, analisou os 5.570 municípios do país, levando em consideração principalmente os indicadores econômicos, socioambientais e de saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A classificação é realizada com base na média dos critérios analisados em cada grupo de indicadores, que pontuam de zero a 100. Cada subcategoria também é avaliada e recebe notas que variam entre zero e 100. Quanto mais próximo de cem, melhor o índice.

Confira os indicadores e subcategorias analisados na tabela abaixo:

 

ECONOMIA SOCIOAMBIENTAL SAÚDE
Representatividade da população de idosos Mortalidade por causas não-naturais Estabelecimentos de Saúde
Longevidade esperada aos 60 anos Carga Tributária Leitos Hospitalares
Produção de Riqueza municipal Engajamento cívico de idosos Profissionais de Saúde
Capacidade de Consumo de aposentados Relações afetivas Cobertura Vacinal
Segurança financeira dos idosos Telecomunicações Procedimentos Ambulatoriais
Vulnerabilidade social dos idosos Estudantes no Ensino Superior Procedimentos Hospitalares
Endividamento Municipal   Óbitos por Doenças Infecciosas e Parasitárias
    Óbitos por Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas
    Óbitos por Doenças aparelho circulatório
    Óbitos por Causas Externas

Conforme o estudo, Sinop é o município com o melhor IDL do estado. O melhor indicador da cidade é o de Saúde, que marcou 64 pontos, se aproximando do melhor município do país, São Caetano do Sul (SP), com 67 pontos. As subcategorias Profissionais e Estabelecimentos de Saúde ultrapassaram 90 pontos.

No quesito economia, Sinop somou 43,6 pontos. No entanto, a melhor categoria é a Produção de Riqueza Municipal, que pontuou em mais 81. Já na questão socioambiental, o município marcou 54 pontos, ultrapassando o índice da melhor cidade do Centro-Oeste, Goiânia (GO). Os indicadores socioambientais em destaque são Telecomunicações e Relações Afetivas com 99,89 e 75,55 pontos, respectivamente.

Em segundo lugar no ranking estadual está Cuiabá, com 35,8 pontos no indicador de economia, 64,8 socioambiental e 62,4 em saúde. Entre as melhores subcategorias estão: Mortalidade por Causas não-naturais (70,6), Engajamento Cívico de Idosos (88,37), Profissionais de Saúde (100) e Óbitos por Doenças Infecciosas e Parasitas (100).

Com 40,6 pontos na economia, 57,5 no Socioambiental e 57,3 na saúde, Rondonópolis está em terceiro lugar no ranking. Seguida de Tangará da Serra, com 47,2 pontos no indicador econômico, 46,9, socioambiental e 50,1 na saúde.

Várzea Grande é quinta colocada na categoria "Cidades Grandes". Os indicadores econômicos, socioambientais e de saúde marcam aproximadamente 29, 60 e 40 pontos respectivamente. As únicas subcategorias a ultrapassarem 70 pontos são Telecomunicações e o Engajamento Cívico de Idosos.

Comente esta notícia

OdoneValentim Possari 05/11/2023

Sinop tem um índice de violência muito alto uma trânsito muito violento um curto de vida muito alto portanto é muito bom viver aqui desde que você tenha uma renda alta e tenha condições de morar num condomínio fechado a saúde tem baos profissionais so que até particular conseguir uma consulta é com prazo muito longo e nem um médico respeita horário AFINAL COM UMA CONTA BANCÁRIA RECHEADA NÃO TEM LUGAR RUIM

positivo
1
negativo
0

Lenize Alves 05/11/2023

Somente Tangaráda Serra e Sinop alcançam este índice.

positivo
0
negativo
0

LCR 04/11/2023

???? Pelo que sei, melhor você envelhecer com uma renda da 20 mil ou + numa dessas cidades aí. Pq menos que isso, vc fica ao sabor de hospitais regionais (sempre preteridos pelos políticos dessas cidades) e debaixo de nuvens de piretroides e glifosatos suspensos no ar.

positivo
1
negativo
0

Magali 04/11/2023

Sorriso, a 5a cidade mais violenta do Brasil. Quem pagou por esta pesquisa?

positivo
0
negativo
0

Jussara 04/11/2023

Gostaria de saber quem responde a essas pesquisas: Sinop e Sorriso são cidades, cujos índices de câncer causado por agrotóxicos são altíssimos. Várzea Grande não tem saneamento básico e a população fica duas sem água nas torneiras. Cuiabá é quentíssima. As 3 cidades não têm qualidade de vida.

positivo
0
negativo
0

Divina 04/11/2023

Me surpreende essa pesquisa. Existe cidades de Mato Grosso com qualidade de vida infinitamente melhores que essas cidades escolhidas. Barra do Garças é uma dessas cidades, tem tudo que se precisa pra viver muitíssimo bem. Várzea Grande é a pior de todas, acho que grande parte da população vive lá por não ter outra alternativa.

positivo
0
negativo
0

Adilson Vicente de moraes 04/11/2023

Sou cuiabano, pra sobreviver o nosso calor d 40 a 45 graus e ainda conseguir chegar aos 90 kkkkkkkkk é muita coisa as vezes penso em morar em outra cidade pra refrescar a cuca

positivo
0
negativo
0

Osiel Ribeirinho 04/11/2023

Bom, se a piada era pra rir, vamos clicar a tecla k algumas vezes: kkkkkkkk

positivo
0
negativo
0

Victor 03/11/2023

Sinop eu ainda desconfio, as demais tenho certeza que não são boas opções - calor excessivo, alta criminalidade, problemas de trânsito.

positivo
0
negativo
0

Davi 03/11/2023

Se vc sobreviver ao trânsito de Cuiabá ou à criminalidade de Várzea Grande nada mais te segura. ????????????

positivo
0
negativo
0

Júlio 03/11/2023

Várzea Grande neste ranking? Kkkkkkk. Algo de errado não está certo neste estudo. Fiquei imaginando os piores como serão...

positivo
0
negativo
0

José Lima 03/11/2023

Essa pesquisa foi encomendada por quem??.

positivo
0
negativo
0

Joao francisco de campos 03/11/2023

E o calor e as mudança climática não foi colocado como um critério de qualidade de vida. Temos que criar leis para melhoria climática em todos os setores . Não há Cristo que suporta essa temperatura de 40 graus celcius dentro de casa.É pra acabar.

positivo
0
negativo
0

Candida. 03/11/2023

Misericórdia, cidades que tem PESSSIMOS serviços de saúde, transporte, calor demais e péssimo atendimento à idosos.

positivo
1
negativo
0

14 comentários