Cuiabá, 20 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
20 de Setembro de 2026

27 de Novembro de 2022, 18h:30 - A | A

GERAL / UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Edital de concessão do Parque de Chapada dos Guimarães é lançado; Governo de MT é principal interessado

O Governo de Mato Grosso é o maior interessado e através do MT Par deve participar do evento de disputa pelo controle da unidade de conservação.

Gcom MT

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

DO REPÓRTER MT



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou o edital de concessão para prestação de serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

O projeto foi elaborado pelo  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceira com os Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo (MTur), utilizando estudos feitos pelo Consórcio Carcará Parque Brasileiros.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Estão previstos investimentos de cerca de R$ 18 milhões em melhoria da infraestrutura da área de visitação, além da implementação de novos atrativos. Estima-se ainda a aplicação de R$ 200 milhões na operação e gestão da unidade oferecendo serviços de qualidade e proporcionando boas experiências ao visitante.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) para fins da concessão para prestação de serviços de apoio à visitação pelo Decreto nº 10.673, de 13 de abril de 2021. O leilão está previsto para acontecer no dia 20 dezembro.

O Governo de Mato Grosso é o maior interessado e através do MT Par deve participar do evento de disputa pelo controle da unidade de conservação.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Criado em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 32630 hectares de área para assegurar e proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, além de espécies nativas do Cerrado, inclusive ameaçadas de extinção. Além disso, o Parque é dono de paisagens únicas e abriga sítios arqueológicos que ajudam a contar o povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal.

O acesso à unidade é bastante simples, por meio da rodovia MT-251. O aeroporto Marechal Rondon, que fica em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), fica há apenas 64km de distância do Parque. Por via terrestre, o Parque dista 50 km da capital do Mato Grosso. A proximidade com Cuiabá também torna a unidade atrativa para a visitação.

Em 2019, o Parque recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados no país.

Comente esta notícia