Cuiabá, 12 de Agosto de 2022
logo

30 de Junho de 2022, 14h:07 - A | A

GERAL / PANDEMIA NÃO DÁ TRÉGUA

Cuiabá terá novos locais para testes rápidos de covid; confira

Centros de saúde odontológica passarão a realizar a testagem da população a partir da próxima semana

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



A partir da próxima segunda-feira (4), os Centros de Saúde Bucal da rede pública municipal passarão a realizar testes rápidos para covid-19, em Cuiabá. A medida foi tomada para desafogar as policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, que tem registrado aumento na procura por esse tipo de exame.
Com isso, a partir da semana que vem o Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, bem como as Clínicas Odontológicas do Leblon e CPA II passarão a realizar a testagem da população. Segundo a prefeitura, a meta é realizar cerca de 120 testes por dia em cada unidade.
Além disso, será colocada em prática o projeto Equipe Resgate, em que duas vans compostas por equipes volantes prestarão apoio ao atendimento de pacientes das UPAS que, após a triagem médica, receberam a classificação de atendimento com a etiqueta verde (que significa que o paciente tem pouca urgência no atendimento). A Equipe Resgate vai atuar entre às 17h e 22h. A ideia é diminuir a concentração nesses espaços.
"Vamos colocar pelo menos dois médicos por unidade, a fim de atender a demanda que está grande nas UBS, UPAs e Policlínicas. As unidades atenderão somente pacientes com sintomas gripais. A secretária Suelen Alliend e a equipe da Secretaria de Saúde estão trabalhando para desafogar a rede e atender o maior número de pessoas possível", disse o prefeito Emanuel Pinheiro, que ainda reforçou o apelo para que a população procure os postos de saúde e se vacinem contra a Covid-19.

LEIA MAIS - Atualização: 97% dos pacientes em UTIs covid não tomaram todas as doses da vacina

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

Comente esta notícia