facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Maio de 2024
17 de Maio de 2024

02 de Maio de 2024, 10h:50 - A | A

GERAL / A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

Cuiabá libera doses da vacina da gripe para toda a população

Meta é reforçar o combate ao vírus da influenza.

DO REPÓRTERMT



A partir desta quinta-feira (02), as vacinas contra gripe serão disponibilizadas para toda a população em Cuiabá. A idade mínima para imunização é seis meses de idade.

A iniciativa está em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reforçar o combate ao vírus da influenza.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A vacinação teve início em 25 de março na Capital e até então estava voltada para os grupos prioritários, formados por recém-nascidos, crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes e puéperas, indígenas em território urbano, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, adolescentes em medidas socioeducativas, detentos do sistema penitenciário, servidores do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com comorbidades, professores, integrantes das Forças Armadas e pessoas em situação de rua. 

O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde da capital. A vacina utilizada nesta campanha é a trivalente, contendo uma combinação de três cepas de vírus, o que confere proteção eficaz contra os principais vírus em circulação no Brasil. Importante ressaltar que ela pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando assim a imunização de diversos grupos de forma integrada.

Solicitamos que todas as pessoas que forem se vacinar apresentem seu cartão de vacinação. Este documento é fundamental para que nossas equipes possam verificar a situação vacinal de cada indivíduo. As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber a população e realizar a vacinação de forma segura e eficaz. Reforçamos o convite para que todos os cidadãos, a partir dos 6 meses de idade busquem a imunização, contribuindo assim para a proteção individual e coletiva contra a influenza”, comentou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira.

A Influenza, além de causar desconforto, pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos de risco como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Comente esta notícia