facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2025
13 de Setembro de 2025

15 de Junho de 2015, 15h:20 - A | A

GERAL / FECHADO DESDE 2013

Consórcio começa retirada de mato para retomar obra na Salgadeira

O governo do estado anunciou que a obra da Salgadeira, que não está formalmente parada mas, também não tem funcionários trabalhando nela, será retomada no dia 22 de junho.

DA REDAÇÃO



Começou a ser retirado, nesta segunda-feira (15), o mato alto que tomou conta do complexo da Salgadeira, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O local está fechado desde dezembro de 2013 por conta de uma obra de reestruturação que seria preparatória para a Copa do Mundo, mas que até hoje não foi finalizada.

Ainda não há uma confirmação de que a Salgadeira será reaberta em dezembro e o governador Pedro Taques (PDT) tem dito publicamente que só irá reinaugurar o espaço, depois de concluso.

O governo do estado anunciou que a obra da Salgadeira, que não está formalmente parada mas, também não tem funcionários trabalhando nela, será retomada no dia 22 de junho, com vistas em entregar a primeira parte do empreendimento em dezembro deste ano e a segunda, em abril do ano que vem.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ainda não há uma confirmação de que a Salgadeira será reaberta em dezembro e o governador Pedro Taques (PDT) tem dito publicamente que só irá reinaugurar o espaço, depois de concluso.

A decisão pela retomada das obras foi tomada em reunião realizada, na última sexta-feira (12), pelas Secretarias de Estado das Cidades (Secid) e Desenvolvimento Econômico (Sedec), juntamente com representantes do Consórcio Salgadeira, responsável pela construção.

De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid, antes do reinício, o Consórcio se comprometeu em realizar este serviço de limpeza. “A área passará por limpeza necessária para que o canteiro de obras seja novamente instalado no espaço. A expectativa é de que no dia 22 de junho, o Consórcio dê continuidade à construção”.

“A área passará por limpeza necessária para que o canteiro de obras seja novamente instalado no espaço", frisou Chileto.

A revitalização do Terminal, que está localizado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), no quilômetro 45, já conta com diversos avanços nas estruturas físicas. Até o momento, 39,2% dos valores já foram repassados ao Consórcio Salgadeira, atualmente formado pelas empresas Farol Empreendimentos e Ypenge Projetos Florestais e Ambientais. A obra total está orçada em R$ 6.377.402,13. 



Com área total de 72,4 mil metros quadrados, o Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira contará com espaços exclusivos para trilhas e passeios, estacionamentos com vagas para visitantes e abrigos para ônibus, guaritas, posto policial, bloco para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, além de adutora e coletor para tratamento de esgoto.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, a retomada das obras no local também compreende uma determinação do governador Pedro Taques. “O governador definiu o turismo como um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso, e atrativos como a Salgadeira são fundamentais para o estado. Por isso as equipes da Sedec e da Secid estão se empenhando para que esse ponto turístico seja entregue aos visitantes".

Pertencente ao município de Cuiabá, a Salgadeira era um dos espaços livres utilizados pela população e turistas. O fato é que após determinação da Justiça, em setembro de 2010, o local foi fechado devido à existência de irregularidades constatadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). Na época, conforme ação civil, foram verificados problemas como disposição de resíduos a céu aberto, sistema de tratamento de esgoto deficiente, presença de processos erosivos em diversas localidades do Completo, além de ausência de licença ambiental. 

Comente esta notícia