facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Maio de 2025
24 de Maio de 2025

13 de Janeiro de 2024, 17h:00 - A | A

GERAL / NOVA LEI

Condomínios e espaços públicos deverão abrigar e cuidar de animais de rua em MT

A lei sancionada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) já está em vigor.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



A lei nº 12.391 de 9 de janeiro para permanência de animais comunitários prevê que condomínios e espaços públicos deverão abrigar e cuidar de animais de rua que tenham vínculos ou dependencia do local. A lei, sancionada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), já está em vigor.

De autoria da deputada estadual Sheila Klener (PSBD), a lei dispõem que espaços que receberem animais de rua não poderão expulsá-los nem impedir que funcionários e moradores ofereçam comida, água, ou cuidados básicos. A lei é válida para animais que não possuem tutores definidos, mas que tenham vínculo de afeto ou dependência com pessoas do local onde vivem.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O texto ainda destaca que comedouros e bebedouros utilizados para os cuidados desses animais deverão estar posicionados em locais que não prejudiquem o trânsito de veículos e pessoas.

Em casos de condomínios fechados, a lei orienta o cadastramento na administração de algum 'tutor', que ficará responsável pela higiene, saúde e alimentação do animal que vive nas dependências.

Nesse sentido, a proibição por parte de moradores ou de funcionários de espaços públicos de alimentar ou até mesmo agredir esses animais passa a ser proibido por lei. Fica sob responsabilidade de quem quiser cuidar, o fazê-lo, e não ser impedido.

A lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) já está em vigor.

Comente esta notícia

Larissa 30/10/2024

Então o ESTADO vai responder se as crianças do condomínio ou um gestante pegar toxoplasmose na areia do parquinho do condomínio? Pq aqui os gatos estão fazendo a festa enquanto uns os alimentam com base nessa lei.

positivo
0
negativo
3

Cely araujo 01/03/2024

Parabéns! Só que a iniciativa deve ser completa: enquanto o povo cuida e protege, o estado deveria disponibilizar uma clínica para que esses animais pudessem ser castrados sem custos para os moradores.

positivo
6
negativo
0

Clarice 20/01/2024

Pues se espera da nossa parte os protetores voluntários que a lei seja cumprida não somente no papel, muito sofrimento para os animais de rua, mas é preciso que essa lei seja cumprida já. Todos somos responsáveis!!

positivo
5
negativo
0

Justo 15/01/2024

???? Parabéns governador Mauro Mendes

positivo
3
negativo
0

Vera lucia Pereira 15/01/2024

O governo tem que fazer castraçao, nos doguinhos e gatos de ruas!!!

positivo
6
negativo
0

Andre Portocarrero 14/01/2024

Então os condomínios e o ESTADO serão os responsaveis por eventuais danos e acidentes envolvendo \"animais comunitarios\". Que bom. Finalmente os prejudicados por esta situação lamentável terão a quem recorrer.

positivo
0
negativo
2

Pet 14/01/2024

A passos lentos a vida dos animais serão respeitadas, pois todos merecem ter uma vida digna. E que mais pessoas estejam dispostas a ajudar e a transformar os lamentos dos animais em som.

positivo
4
negativo
0

Maryze Rodrigues Andrade 14/01/2024

O governador e seus secretários já levaram quantos cães de rua pra casa deles? Palhaçada

positivo
1
negativo
2

8 comentários