Cuiabá, 29 de Novembro de 2022
logo

21 de Novembro de 2016, 11h:20 - A | A

GERAL / ALTA UMIDADE

Chuvas intensas e ventos fortes devem causar estragos em MT, alerta Defesa Civil

O alerta da Defesa Civil é para todo o território mato-grossense, nesta segunda-feira. Para os próximos dias a previsão é que as chuvas continuem.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



A Defesa Civil emitiu alerta de temporal para esta segunda-feira (21). A forte intensidade das chuvas, com até 50 milímetros por dia e a força dos ventos, de até 60km/h, podem causar orte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos nas regiões Centrossul, Nordeste, Norte, Sudeste e Sudoeste do estado, ou seja, em todo o território estadual. Os dados foram divulgados com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Cuiabá, a segunda-feira começou com chuva forte ainda na madrugada e amanheceu com a precipitação já mais atenuada, o que foi suficiente para gerar uma queda brusca da temperatura, que, no período da manhã ficou em 23 graus, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O clima fresco deve vigorar, em Cuiabá e no interior, até o final de semana. Os meteorologistas apontam que a temperatura não vai passar de 33 graus, isso no sábado, o que para os parâmetros cuiabanos é um alívio no calor.

Ao longo do dia, o céu continuará encoberto e com pancadas de chuva com trovoadas. É possível que haja curtos períodos de sol, chegando a temperatura de 30 graus, segundo o Inpe.

Previsão para a semana

O clima fresco deve vigorar, em Cuiabá e no interior, até o final de semana. Os meteorologistas apontam que a temperatura não vai passar de 33 graus, isso no sábado, o que para os parâmetros cuiabanos é um alívio no calor. A previsão mostra que a chuva também estará presente em todos os dias da semana, com 80% de probabilidade até sexta-feira (25) e 90% no sábado (26).

Nesta terça-feira (22), o Inpe mostra que o dia será nublado e com pancadas de chuva e trovoadas. O sol deve aparecer em curtos períodos, com máxima de 30 graus.

A previsão mostra que a chuva também estará presente em todos os dias da semana, com 80% de probabilidade até sexta-feira (25) e 90% no sábado (26).

Na quarta-feira (23), o nível de chuva deverá ser menor, com pancadas de curta duração a qualquer hora do dia. A temperatura ficará entre 24 e 32 graus.

Na quinta-feira (24), as nuvens e a chuva voltam a encobrir o sol, que deve aparecer rapidamente.  A temperatura prevista é de 24 graus, a mínima, e 29 graus, a máxima.

Sexta-feira (25) deverá ser o dia mais fresco da semana, com mínima de 23 e máxima de 27 graus. O tempo deverá ser nublado e com pancadas de chuvas e trovoadas na maior parte do dia.

Até o sábado (26), o Inpe ainda mostra que haverá chuva e trovoada a qualquer hora do dia, em Cuiabá. A temperatura deve ficar entre 21 e 33 graus, nessa data. 

Em Cuiabá, os efeitos da chuva puderam ser notados mais visivelmente no trânsito, que ficou lento e com congestionamento em alguns pontos, nesta manhã. O alagamento que já se tornou típico no viaduto da UFMT também atrapalhou os motoristas. Dois semáforos ficaram inoperantes na região do Porto (LEIA MAIS)

Tempo no interior

Em Sinop (480Km de Cuiabá), o tempo também amanheceu com muitas nuvens e pancadas de chuva. A temperatura para a cidade não deve passar dos 28 graus, nesta segunda-feira. Ao longo da semana, o tempo fresco deve permanecer entre os 21 e os 33 graus, com alta possibilidade de chuva até a sexta-feira (25). O mesmo vale para Rondonópolis e Barra do Garças (212 Km 521 Km de Cuiabá, respectivamente).

 

 

 

Comente esta notícia