facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Janeiro de 2025
13 de Janeiro de 2025

24 de Outubro de 2015, 07h:50 - A | A

GERAL / TENSÃO PRÉ-ENEM

Cerca de 50 mil se preparam para teste neste fim de semana em MT

Os portões dos prédios onde serão realizadas as provas vão abrir às 11horas, horário local. Às 12h, fecharão. Caneta esferográfica preta é obrigatória, assim como documento com foto.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O final de semana será tenso para mais de 45 mil alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas de Mato Grosso.

Os portões dos prédios onde serão realizadas as provas vão abrir às 11horas, horário local. Às 12h, fecharão. Quem ficar de fora não poderá mais entrar

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar, através da Fundação Cesgranrio, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mais de 6 milhões de pessoas no país.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na rede privada, só em Cuiabá, onde há mais de 30 escolas que oferecem o “terceirão”, conforme o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (Sinep), pelo menos 2 mil alunos vão passar pelo teste.

Em Mato Grosso, haverá provas na capital e algumas cidades polo no interior.

Cada aluno terá no sábado (24) 4 horas e meia para responder às questões de ciências humanas e ciências da natureza e 5 horas e meia no domingo (25), as de linguagens, matemática e redação.

Os portões dos prédios onde serão realizadas as provas vão abrir às 11horas, horário local. Às 12h, fecharão. Quem ficar de fora não poderá mais entrar. Cada aluno terá no sábado (24) 4 horas e meia para responder às questões de ciências humanas e ciências da natureza e 5 horas e meia no domingo (25), as de linguagens, matemática e redação.

DICAS PARA NÃO TER PROBLEMAS

O Inep publicou oito passos orientadores para ninguém não se complicar.

Veja os passos aqui.

O primeiro deles é imprimir o cartão de confirmação, do qual constam data, hora e local onde serão realizadas as provas e outras informações.

No passo 2, dá o Inep alerta sobre horários e o estilos das provas, sugerindo ainda que o aluno faça o trajeto de casa até o local de prova um dia antes.

Os documentos que serão aceitos para identificação do aluno são todos os oficiais, com foto, mas é bom conferir quais são eles e, se quiser se precaver, levar mais de um, conforme orientam os professores que lecionam para o “terceirão”.

Uma coisa que não pode faltar é a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta. Este é o alerta de número 4.

As dicas 5 e 6 são sobre o caderno de questões e as provas de redação e língua estrangeira.

Na sétima orientação, o Inep informa que o gabarito vai sair no terceiro dia útil após as provas, ou seja, dia 28.

Para finalizar, a oitava orientação vai para aqueles que precisam de atendimento especial, como cadeirantes ou pessoas com problemas de visão, por exemplo.

NÃO FIQUE TENSO

A coordenadora do Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Célia Margarida, diz que agora não é hora de nervosismo e sim lucidez.

“Este é um teste como outros na vida, o momento de fazer o melhor, dentro do que se estudou, se esforçou, fiquem calmos”. Esta é a mensagem dela para quem vai fazer Enem.

Como há grande preocupação com fraude, o Inep, segundo ela, só repassa essas informações organizativas à Seduc e as escolas e outros prédios onde haverá aplicação de provas. O conteúdo do teste é sigilo.

Os fiscais são da Cesgranrio e estão orientados a tomar providência, contra quem não estiver se comportamento conforme as regras.

PORTA DE ENTRADA NAS UNIVERSIDADES

O Enem é a única porta de entrada para a maioria das universidades públicas do Brasil, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por exemplo.

O Enem é a única porta de entrada para a maioria das universidades públicas do Brasil, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por exemplo.

Há exceções como a Universidade de São Paulo (Usp), que não incorporou o Enem no processo seletivo e tem vestibular próprio.

O Enem também mede, pelas notas, a resposta intelectual dos alunos do Ensino Médio, nas disciplinas clássicas que são português e matemática, e se sabem desenvolver uma ideia por escrito.

A redação é o temor de muitos alunos. Já viraram até piada nas redes sociais as “pérolas” dos anos anteriores.

Veja algumas delas aqui.

 

 

Comente esta notícia